Menu
Mundo

Governo dos EUA deve afrouxar regras ambientais para usinas de energia

Agência Estado

23/08/2017 23h50

Atualizada

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disse hoje que o governo deve facilitar e baratear as operações em usinas de energia – incluindo plantas de carvão e nucleares -, para fortalecer a rede elétrica do país.

O departamento disse em um novo relatório que o fechamento de muitas plantas que formavam a espinha dorsal da rede elétrica aumentou os riscos para o fornecimento de energia. Em uma carta emitida junto com o relatório, o secretário de Energia, Rick Perry, disse que, felizmente, os EUA têm muitas fontes de energia e devem usar todas.

Ambientalistas têm se preparado para a divulgação do relatório desde que rascunhos vazados à imprensa, nas últimas semanas, sugeriram que o departamento concluiria que fontes renováveis de energia e regulamentações federais fizeram pouco para melhorar o fornecimento de energia.

Em uma recomendação importante, o relatório pede para que o governo federal acelere os processos de licença para instalações como plantas energia nuclear, hidrelétrica, termelétrica e estruturas de transmissão.

O mercado de energia dos EUA passou por mudanças dramáticas nos últimos 15 anos. Cerca de 15% da capacidade de energia que existia em 2002 foi retirada, incluindo muitas plantas de energia de carvão que foram substituídas por plantas de gás natural.

O relatório ainda conclui que fontes de energia eólica e nuclear minaram as fontes de carvão e nuclear e culpou leis ambientais. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado