Menu
Mundo

Ex-presidente da Ucrânia envia a Trump proposta de paz com a Rússia

Agência Estado

22/02/2017 16h28

Atualizada

O ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, enviou à Casa Branca um plano de paz para encerrar o conflito entre seu país e a Rússia, na mais nova tentativa de terceiros de influenciar as decisões de Washington.

Yanukovych, que vive em um auto-imposto exílio na Rússiam fugiu do país em meio a protestos contra seu governo em 2014. Sua proposta chega em meio ao desmonte do cessar-fogo intermediado pela Europa para encerrar o conflito de três anos.

A carta não deve ser levada a sério ou ter muita chance de sucesso, dizem analistas, uma vez que Yanukovych tem pouco apoio dentro de seu país e ainda menos credibilidade no Ocidente após fugir para Moscou, de onde emite declarações apoiando a política do Kremlin.

Confrontos entre tropas ucranianas e forças separatistas apoiadas pela Rússia voltaram a acontecer este mês, enterrando ainda mais o acordo de paz atingido dois anos atrás com a ajuda da Alemanha e da França. A chegada de propostas de terceiros para encerrar o conflito mostra a falta de direção que o assunto parece ter tomado.

“É sinal de que a implementação do atual acordo é insustentável”, afirmou Balazs Jarabik, do Carnegie Endowment for International Peace. “As pessoas estão cheias da guerra, mas o governo ucraniano não consegue entrar em acordo com nada que possa se visto como uma traição”. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado