Menu
Mundo

EUA exigem ter acesso a executivos da Citgo presos pelo governo da Venezuela

Agência Estado

24/11/2017 15h47

Diplomatas americanos estão exigindo que a Venezuela dê acesso imediato a executivos de petróleo que foram presos nesta semana e que possuem passaportes dos Estados Unidos.

O Departamento de Estado do país afirmou, em um comunicado nesta sexta-feira, que a embaixada dos EUA em Caracas fez o pedido ao governo de Nicolás Maduro de acordo com o direito internacional. O movimento segue a prisão de seis executivos de Citgo, subsidiária da estatal Petróleos de Venezuela (PdVSA). A Venezuela, por sua vez, acusa os executivos de solicitarem empréstimos desfavoráveis para a PdVSA de cerca de US$ 4 bilhões. Cinco dos seis executivos venezuelanos têm dupla cidadania.

A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo, mas os baixos preços da commodity contribuíram para a crise financeira do país. O enfrentamento internacional poderia fortificar as tensões entre o governo de Donald Trump e a Venezuela, enquanto o presidente Nicolás Maduro tenta refinanciar bilhões de dólares em dívidas externas em meio a sanções implementadas pelos EUA. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado