Menu
Mundo

Cuba diz que não tem intenção de ajudar a mediar solução para crise na Venezuela

Agência Estado

26/07/2017 11h24

Atualizada

Cuba afirmou que não tem intenção de tentar ajudar a mediar uma solução para a crise política e econômica que afeta a Venezuela. Em vez disso, o governo cubano manifestou apoio total ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A especulação de que Havana poderia desempenhar um papel em uma potencial mediação internacional foi provocada por uma recente visita do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, à ilha.

No entanto, nesta quarta-feira, o segundo secretário do Partido Comunista cubano, José Ramão Machado Ventura, disse que “Cuba rejeita rotineiramente tais insinuações e exige um respeito absoluto pela soberania e autodeterminação” da Venezuela. Em suas palavras, “aqueles que, de fora, tentam dar lições sobre a democracia e os direitos humanos, ao mesmo tempo em que incentivam a violência e o terrorismo pelo golpe de Estado, devem tirar as mãos dessa nação”.

Machado Ventura ainda afirmou que compete aos venezuelanos e ao governo Maduro superar seus desafios “sem interferências estrangeiras em assuntos internos”. Os comentários foram feitos na quarta-feira, em uma cerimônia que marca o aniversário de uma revolta que foi considerada o início da revolução de Fidel Castro.

Líderes da oposição venezuelana convocaram uma greve geral de dois dias, que começa nesta quarta-feira, para protestar contra os planos de Maduro de reescrever a Constituição do país. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado