Mais uma vez, o jornal francês Charlie Hebdo causou polêmica ao publicar uma charge. Na edição lançada desta quarta-feira (31), o veículo retrata o terremoto que abalou há uma semana a região central da Itália, deixando 293 mortos.
Na imagem intitulada “Terremoto à italiana”, é possível ver o desenho de um homem ensanguentado com a legenda “penne ao molho de tomate”. Ainda na ilustração, os chargistas retrataram uma mulher machucada, definindo-a como “penne gratinado”, e uma pilha de corpos ensaguentados, denominada “lasanha”.
Na web, o jornal vem sendo alvo de muitas críticas. “Isso é tão triste. Como vocês podem brincar com uma tragédia que matou quase 300 pessoas?”, questiona um internauta.
O prefeito da cidade italiana Amatrice, Sergio Pirozzi, repudiou a imagem e pediu que os mortos sejam respeitados. A cidade registrou 232 das 293 vítimas fatais da tragédia e foi a mais danificada em suas estruturas.
“Tenho certeza que essa sátira desagradável e embaraçante não corresponde ao verdadeiro sentimento dos franceses. Tudo bem ser irônico, mas sobre a desgraça e a morte não se faz piada”, desabafou Pirozzi.