Menu
Mundo

Angela Merkel pede esclarecimentos sobre morte de jornalista saudita

Agência Estado

20/10/2018 13h00

Atualizada

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer esclarecimentos sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Durante reunião do partido União Democrata Cristã no Estado da Turíngia neste sábado, Merkel falou brevemente dos “terríveis eventos” relacionados à morte de Khashoggi, afirmando que “nada ainda foi esclarecido”, e demandou detalhes sobre o caso.

A Alemanha se junta a outros países no pedido de uma investigação confiável em torno da morte do jornalista, crítico do regime saudita que escrevia para o jornal The Washington Post. Ontem, mais de duas semanas após o sumiço do jornalista, a Arábia Saudita admitiu que Jamal Khashoggi morreu dentro do consulado saudita em Istambul, na Turquia.

Em comunicado, os sauditas imputam a morte de Khashoggi a uma “briga”, mas não trazem informações sobre o estado do corpo após a morte. As autoridades afirmam ainda que 18 suspeitos de envolvimento foram presos e que oficiais de inteligência foram demitidos. O rei saudita, Salman bin Abdulaziz, ordenou a reestruturação do serviço de inteligência e a formação de um comitê, sob o comando e supervisão do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

Os laços econômicos entre Berlim e Riyadh envolvem vendas substanciais de armamento. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado