Menu
Mídias e Identidade

Lori Lightfoot: primeira mulher afro-americana a governar Chicago

Arquivo Geral

03/04/2019 14h22

Crédito da foto: Tannen Maury – EFE

 

Fonte: AFP, New York Times e O Globo

 

A ex-promotora federal, Lori Lightfoot, de 56 anos, conquistou ontem nas urnas o direito de governar a cidade de Chicago, a terceira maior metrópole dos Estados Unidos da América. Ela será a primeira mulher afro-americana no cargo.

 

Historicamente, Chicago teve apenas um prefeito negro e uma mulher no mesmo cargo. Atualmente, nos em todo os EUA apenas sete mulheres negras,  governam nas principais cidades do país como ocorre em Atlanta e Nova Orleans.

 

Lori Lightfoot que é gay venceu Toni Preckwinke, que também é afro-americana com 74% dos votos. “Enfrentamos interesses poderosos. Hoje vocês conseguiram mais do que fazer história, criaram um movimento para a mudança”, declarou a eleita no discurso da vitória, acompanhada por sua esposa e filha.

 

Chicago é o berço politico do ex-presidente Barack Obama, que é do Partido Democrata, da mesma maneira que Lori Lightfoot. A prefeita terá que enfrentar o desafio da escalada da violência na cidade. Mais de 500 pessoas foram assassinadas no município no ano passado.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado