Menu
Gus Oliveira

Retrospectiva do Brasil no CS:GO – um ano de aprendizado e conhecimento

Arquivo Geral

20/12/2018 12h38

Com o fim do ano chegando, começa a pipocar de todos os lados retrospectivas de tudo. E, apesar de cansar, eu acho que fazer uma retrospectiva sobre o nosso CS:GO é extremamente importante. Isso porque o ano de 2018 – mesmo que não tenha trazidos tantos títulos como 16 e 17, ainda assim foi muito importante para o desenvolvimento do nosso cenário.

Primeiro, gostaria de apontar o crescimento. Além de mais equipes brasileiras fazerem relativo sucesso lá fora – como Furia, TeamOne, INTZ e até o Gorilla Gang -, o cenário nacional conseguiu muito mais investimento. O salário base dos jogadores aumentou, tivemos mais campeonatos com maiores premiações e cada vez mais o esporte no Brasil vai se profissionalizando. É claro que ainda falta muito para termos um cenário estruturado o suficiente a ponto dos nossos jogadores poderem simplesmente focar apenas no jogo, mas pouco a pouco estamos criando nosso espaço. E sem ajuda da Valve, o que é o mais importante.

Tivemos a criação da LA League – ou seja, ganhamos vaga direta na ESL Pro League finals, conseguimos campeonatos como a Gamecon que também deu vaga na StarSeries (outro campeonato grande). Mais olhos internacionais estão sendo atraídos para o mercado do Brasil.

Grandes campeonatos vieram para cá – como a ESL One BH. Isso sem contar o anúncio de vários grandes campeonatos que acontecerão em terras brasileiras no ano de 2019 – como a Blast Pro Series São Paulo.

Então você que é o pessimista da sua roda de amigos está com certeza pensando agora que o nível do CS brasileiro caiu e isso foi um ano para se esquecer. Meus amigos, vim aqui dizer que você está errado.

É verdade que não temos mais a melhor equipe do mundo, mas talvez você tenha se acostumado tanto com as vitórias da SK que acabou esquecendo: ser a melhor equipe do mundo é literalmente para poucos times na história do CS. Nós deveríamos agradecer por continuar vendo um time brasileiro estar constantemente pegando top-4 em grandes campeonatos. É verdade que esse ano não veio nenhum título expressivo, mas ainda assim, o nome do CS brasileiro ainda assim foi gritado para os quatro cantos do mundo. Aproveita essa época, porque talvez tenha um dia na qual você poderá não conseguir.

Talvez isso seja assunto para um post sozinho, mas eu precisava falar: é bom a gente dar uma cobrada, mas todos os dias eu faço um exercício de agradecimento por termos pessoas tão engajadas e dedicadas no nosso cenário de CS:GO.
Estou ansioso para o que 2019 nos aguarda.

No mais, nos resta esperar.

Abs,
Gus Oliveira.

Se você não me conhece, sou colunista de esporte eletrônico no Jornal de Brasília e também tenho um canal no youtube sobre CS. Se quiser me conhecer melhor:
Youtube: www.youtube.com/numquarto / youtube.com/gusoliveira
Twitter: @ghenrique94

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado