Menu
Gastronomia

Taypá é eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo

Arquivo Geral

24/06/2013 19h32

Mais um título para ser somado ao premiadíssimo Taypá. O restaurante, reconhecido em 2011 como o “Melhor Peruano do Brasil” pelo Governo do Peru e em 2013 eleito o melhor restaurante da capital do País pelo júri da Veja Brasília “Comer & Beber”, acaba de ser eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo segundo o jornal Diario el Comercio, do Peru. A casa brasiliense, sob o comando do chef Marco Espinoza, se junta a nomes como o restaurante Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona). 

 

O reconhecimento chega em meio às comemorações de três anos de sua criação e a renovação de seu cardápio. A cada seis meses o Taypá inova o seu menu.  A novidade desta vez é a inserção de mais pratos da cozinha Nikkei à sua premiada carta. Para esta temporada que marca os três anos de sua criação, o restaurante lançou mão da fusão das cozinhas peruana e japonesa. O chef Marco Espinoza convocou o compatriota Giancarlo Tamashiro Arakaki, considerado atualmente um dos profissionais mais influentes da gastronomia nipo-peruana no Peru, para criarem, a quatro mãos, um menu que pretende proporcionar novas experiências  e ir ao encontro da tendência da cozinha mundial: comer bem e de forma saudável.

 

Sobre o chef Marco Espinoza

 

Com criatividade e elogiada releitura da culinária andina, o chef Marco Espinoza é, atualmente, um dos

 expoentes da nova gastronomia andina, ou novoandina, ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas. Dessa alquimia, que acrescenta inspirações da cozinha Nikkei – uma fusão da japonesa com a peruana –  surgem pratos de sabor intenso, marcante e de muita personalidade. A maior parte dos ingredientes usados na preparação dos pratos, a exemplo de milho, quinoa, rocoto – pimenta vermelha – e  lúcuma, por exemplo,  é importada daquele país para servir de base para a criatividade e originalidade de Espinoza à preparação dos pratos, alguns com ingredientes tipicamente brasileiros. Aos 33 anos, 14 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino.

 

Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana. Logo após sua formação no I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia), se tornou chef executivo da representação peruana de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pinks e lustres de luxo localizado em Palermo – um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá.  Desde março de 2013 está à frente também do Lima Restô Bar, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo daquele país, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. 

 

A fusão gastronômica do Taypá está presente, também, no projeto do restaurante, assinatura do escritório de arquitetura de Rachel Fechina. Os 260 metros quadrados têm inspiração peruana com toques de sofisticação e contemporaneidade. Elementos como granito e mármore com revestimentos rústicos se misturam a objetos decorativos tipicamente artesanais oriundos do Peru como cerâmicas, tapeçarias e tecidos. São 150 lugares, divididos entre 100 lugares na parte interna – com espaço reservado para reuniões de trabalho e comemorações – e, 50, na externa.

 

Taypá

 

QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul

Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403

Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar

(de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.

Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex

Tem wi-fi  e acessibilidade para deficientes

www.taypa.com.br  – email: [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado