Menu
Brasília

Quando a gastronomia não é só comida

Luciana Barbo

14/01/2019 10h48

Atualizada 07/01/2020 0h52

Cozinheiros profissionais estão começando a descobrir que não é exatamente necessário ter um restaurante para oferecer seus pratos ao público. Serviços de entrega, personal chef, jantares esporádicos ou mesmo fixos em determinados dias, em locais sublocados, têm um apelo bem maior de exclusividade para o público. Além disso, diminuem o custo fixo, ao mesmo tempo em que permitem esses profissionais a colocarem em prática todo o seu conhecimento.

É o caso do Mesa pra Doze. O projeto foi criado pelo cozinheiro Matheus Zanella, que acaba de voltar de uma temporada na Europa e tem um olhar de diferenciado sobre a gastronomia. Essa percepção se dá graças ao trabalho como pesquisador de agricultura e desenvolvimento sustentável na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A cozinha de Zanella é focada no uso integral dos ingredientes, na valorização de pequenos produtores e de produtos pouco usados na cozinha contemporânea. Seus pratos usam desde plantas comestíveis não-convencionais e até cortes com a mão de porco. “Queremos unir a boa gastronomia à alimentação sustentável, a partir de uma experiência inovadora com comida que preza pelo sabor, honestidade e propósito”, conta o chef.

O interesse pela cozinha surgiu cinco anos atrás quando morava na Alemanha e decidiu mudar de profissão. Trabalhou em alguns restaurantes de lá e aprimorou seus conhecimentos com um mestrado no Basque Culinary Center, localizado em San Sebastian, na Espanha.

De lá, voltou ao Brasil já com a ideia de empreender no segmento. Todavia, não queria investir uma alta quantia na montagem de um restaurante. Foi assim que surgiu o Mesa pra Doze e a parceria com o Antonieta Café, localizado na 708/709 Norte.

Como funciona

O projeto estreou oficialmente na última sexta-feira, dia 11, e vai seguir até o final do mês de janeiro, às sextas e sábados, a partir das 20h. São apenas 12 comensais por noite, que precisam fazer reserva pelo site. O menu é composto por duas entradas, dois principais e uma sobremesa, a R$ 129.

Este tem preparos como pão artesanal, kefir (probiótico natural), massa madre e mole negro (molho bastante usado na cozinha mexicana). Ingredientes como pequi, pimenta, castanha do Brasil, milho crioulo, queijo tulha, bacupari e berinjela também entram na composição dos pratos misteriosos. Vale dizer que a cada edição uma ou outra receita pode ser substituída e, a cada, mês, o menu muda por completo.

As bebidas são cobradas à parte. A lista de opções conta com vinhos, em garrafa e em taça, água, kombucha, sidra e cervejas Corina. Dentre os vinhos estão o espumante Salton Reserva Ouro e o Esporão Monte Velho 2016.

Conheça:

Mesa pra Doze
Reservas: www.mesapradoze.com
Instagram: @mesapradoze

Antonieta Café
708/709 Norte, Bloco G, Loja 20.

 

Por Luciana Barbo
E-mail: [email protected]
Instagram: @lucianabarbo

Fotos: Divulgação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado