Menu
Gastronomia

Chocolate: muito bom, na medida certa

Arquivo Geral

18/04/2014 10h10

É possível se deliciar com a variedade de chocolates sem culpa. Isso porque o doce não é considerado um vilão quando o assunto é a saúde, de maneira geral, e, principalmente, a pele.

A nutricionista garante: desde que seja consumido em pequenas quantidades, o chocolate pode ser inserido, inclusive, em dietas para atletas. “O chocolate fornece energia rápida e pode auxiliar na recuperação do atleta, bem como na melhora da disposição. Estudos mostram ainda que os chocolates mais amargos são boas fontes de flavonoides, que promovem outros benefícios à saúde como, proteção cardiovascular, ação antioxidante e bem estar”, afirma.

Segundo Andrea, o chocolate pode ser consumido antes ou durante os treinos de longa duração, mas não há regra. Essa indicação irá depender do plano alimentar elaborado para o atleta, uso de suplementos e outros repositores energéticos.         

No entanto, o consumo deve ser moderado, ressalta o dermatologista Ricardo Fenelon. De acordo com ele, além de não exagerar, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas recomenda-se priorizar  os amargos, pois possuem maior concentração de cacau e menos gordura que as versões ao leite. “Na Páscoa não cabe proibir o chocolate, mas é preciso controle. É comprovado que o doce apresenta alto índice glicêmico, o que piora o quadro de acne”, informa.

Segundo o dermatologista, ao comer chocolates e doces, o organismo enfrenta picos de glicose e dispara grande quantidade de insulina, e acontece uma desregulação hormonal que desencadeia a acne. “No caso de pacientes que apresentam piora é necessário até suspender o chocolate”, aconselha.

Ainda de acordo com Fenelon, o chocolate branco deve ser a última opção, pois não contém pasta de cacau, apenas a manteiga, sendo assim mais gorduroso que o resto. 

É preciso lembrar que o alto índice de gordura e açúcar do chocolate pode afetar o coração, os dentes e até contribuir para a obesidade. Mas, para Fenelon, com equilíbrio e controle é possível aproveitar o sabor e proteger a saúde.

Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, para quem não resistiu às guloseimas de páscoa e o chocolate acabou piorando a acne, a solução é procurar um médico especialista. “Dependendo do estágio, o tratamento pode ser tópico, oral ou a laser”, revela Tokarski.

Ovo de Pistache  ›› Cacahuá Chocolateria & Café – Chef Eliane Almeida

Ingredientes 

100g de chocolate branco

1 lata de leite condensado

1 ovo

40g de chocolate branco

50g de pistache triturado 

Preparo

Para fazer a casca do ovo, derreta 100g de chocolate branco e coloque em uma forma para ovos de páscoa e deixe congelar. Para preparar o recheio, misture em uma panela o leite condensado, ovo, 40g de chocolate branco e 50g de pistache triturado e mexa até conseguir o ponto de brigadeiro, ou seja, quando o fundo da panela estiver aparecendo. Em seguida, deixe esfriar completamente para rechear o ovo. Finalize o prato com 20 gramas de pistache triturado para decorar.

 

Ovo de Páscoa para Atletas  ›› Pâmela Miguel

Ingredientes (para a casca do ovo)

 500g de chocolate amargo fracionado

4 formas de ovos de 250g

1 pincel

Papel-manteiga

Preparo

Repita os procedimentos da receita aima.

Ingredientes  (para o recheio)

250g de chocolate branco

1 xícara de creme de leite light

2 medidas de Balance Protein sabor baunilha

Preparo

Derreta o chocolate branco em banho maria, adicione o creme de leite e mexa. Desligue o fogo e adicione o Balance Protein baunilha. Espalhe o recheio nas duas partes internas. Pincele com o chocolate amargo derretido e coloque na geladeira. Repita todo o procedimento e coloque mais uma vez na geladeira por 20 minutos com a parte interna da forma virada para cima. Retire da geladeira, desenforme sobre uma superfície lisa forrada com papel manteiga e deixe secar por 1 hora. Embrulhe com papel metal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado