Menu
Brasília

Chef de Brasília recebe visitante nessa semana

Luciana Barbo

06/05/2019 17h22

Atualizada 07/01/2020 1h04

Prática muito comum nas redes sociais, as chamadas collabs acontecem a todo tempo nas cozinhas da cidade. Convidar um chef de fora para eventos esporádicos traz um respiro na rotina das casas e novidade para os habitués. Nesta semana, receberemos Leo Gonçalves, que assina menu no Authoral (302/303 Sul) ao lado do chef patrón André Castro, no dia 7 de maio, às 20h. Vindo de Fortaleza, onde comanda o restaurante O Mar Menino, ele trará elementos de sua região como o coentro, a rapadura, o mocotó e o feijão verde.

O jantar começa com petiscos de carvão de macaxeira com emulsão de chorizo português; tilápia defumada com folha de arroz e molho tarê de rapadura e croqueta de galinha caipira com aïoli de pequi e pimenta de cheiro.

Para as entradas, figuram uma fria, o gazpacho de caqui com polvo, couve-flor tostada, maçã verde e coentro, e outra quente, o camarão com caldo de mocotó e batata doce.

Os chefs elegeram como principais o arroz serrano com cogumelos de Guaramiranga, feijão verde e pó de café e a pescada amarela e velouté de tucupi com pimentão amarelo assado, acompanhados por paçoca de cupim com farinha de jatobá.

De sobremesa, o jantar traz o bolo de limão com creme de confeiteiro ácido, sorvete de baunilha do cerrado, frutas da estação e suspiro de algas marinhas. O menu sai a R$ 205, sem harmonização.

Sobre Leo Gonçalves

Foram 17 anos de trabalho como publicitário até Leo Gonçalves fazer da cozinha a sua atividade principal. Para isso, viajou pelo Brasil e pela a América Latina para conhecer mais sobre gastronomia. Com o seu projeto Quero Ser Cozinheiro, esteve em cozinhas renomadas como a do Épice, Mocotó, Esquina Mocotó, Remanso do Bosque, Roberta Sudbrack, Vito e Central, de Lima.

Depois dessa temporada de aprendizado, voltou a Fortaleza para montar seu próprio restaurante: O Mar Menino. Nele, desenvolve o que chama de Cozinha DOC – Denominação de Origem Cearense, usando o máximo de produtos locais e orgânicos. Seus pratos são modernos, brasileiros, nordestinos e cearenses.

Serviço:

Conexão Authoral
Dia 7 de maio, às 20h
Restaurante Authoral
CLS 303/303, bloco A, loja 10
Reservas: 3225-0052

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado