Menu
Brasília

Baco completa 20 anos com programação especial

Luciana Barbo

23/04/2019 19h36

Atualizada 07/01/2020 1h02

No ano em que completa o vigésimo aniversário, a Baco Pizzaria anuncia uma programação que vai movimentar os dois endereços nos próximos meses. Umas das ações, inclusive, é a abertura da terceira unidade, no shopping CasaPark, prevista para o fim de agosto.

O calendário comemorativo pensado por Gil Guimarães começa com o lançamento da Cerveja Baco Sesion IPA, da Hop Capital Beer, nesta quinta-feira (25/4). Elaborada para a ocasião, a bebida é leve e refrescante, com leve amargor e aromas cítricos típicos dos lúpulos americanos. Estará disponível nas unidades da Baco a partir do final dessa semana.

No dia 9 de maio, entra em cartaz o projeto Pizza do Chefs. A ação já realizada na Napoli Centrale, pizzaria tocada por Gil Guimarães e Marcos Livi em São Paulo, vai reunir combinações de coberturas criadas por Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Mara Alcamin, além do próprio Livi. As receitas inéditas ficarão disponíveis durante um mês.

Pizza criada pelo chef Alex Atala (foto: divulgação)

A combinação de Atala, do D.O.M, leva escargot, abacate e burrata. Já a de Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Balaio, faz referência ao nordeste com carne seca na nata, abóbora cabotiá, mozzarella de búfala, pesto de coentro com beldroega e pimenta biquinho.

Marcos Livi, dos bares Verissimo e Quintana, vai de creme de abobrinha verde, gorgonzola, pancetta, mozzarella de búfala, radicchio, pinoli e basilico cristalizado. Para fechar a lista, Mara Alcamin, do Universal Diner, usa uma combinação de carne de lata, mozzarella de búfala, linguiça caseira suína, molho de tomate, pimenta dedo de moça, cebola roxa, coentro e rapadura.

Festival de pizza

Casas que detém o selo da Vera Pizza Napoletana no Brasil virão à cidade em agosto para o Pizza Fest. A celebração terá os pizzaiolos André Guidon, da Leggera Pizza Napoletana (São Paulo); Fábio Bito e Marcos Kiko da Grazie Napoli (Santo André); Raffaele Autorino da Prima Pizza Napoletana (Belo Horizonte) e a própria Napoli Centrale (São Paulo).

Em junto, as comemorações continuam com a homenagem a Brasília e ingredientes do cerrado. Para esta ação, Gil convidou ícones da cidade que influenciaram a sua atividade profissional: Francisco Ansiliero, do Dom Francisco; José Luiz Paixão, do Balcony; e a jornalista Liana Sabo para criarem redondas especiais. O cronograma segue com a feira de pequenos produtores locais do projeto Panela Candanga.

A programação deve ser encerrada em novembro com o lançamento do documentário “Baco 20 anos”, que contará a história da pizzaria eleita por duas vezes a melhor do Brasil pela revista Prazeres da Mesa.

Um pouco de história

Gil Guimarães (Foto: Felipe Menezes)

Aberta em 3 de junho de 1999, na Quituart, no Lago Norte, a Baco Pizzaria conquistou não somente os clientes de Brasília, mas a opinião pública nacional e internacional, especialmente após a conquista do selo de Vera Pizza Napoletana, ostentado por apenas 777 pizzarias no mundo e outras 11 no Brasil.

À frente da operação desde sempre está Gil Guimarães, um estudioso desse ofício. “Começamos atendendo 5 mesas, hoje alcançamos mais de 8 mil clientes mensais nas duas unidades localizadas na Asa Norte e na Asa Sul”, afirma ele. A Baco já foi premiada pelas revistas Veja, Gula, Roteiro, Encontro e pelo Correio Braziliense. No exterior, foi reconhecida pelo Gambero Rosso, Guia Mundial de Pizzas da Phaidon, Where to eat Pizza.

Serviço:

Baco Pizzaria
309 Norte, Bloco A, Loja 30/40
Telefone: (61) 3274-8600

408 Sul, Bloco C, Loja 35
Telefone: (61) 3244-2292

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado