Menu
Futebol

Eliminatórias: 11 jogadores apoiados em 3.600 metros

Arquivo Geral

05/10/2017 7h00

O técnico Tite confirmou força máxima em La Paz para a alegria dos “parças” Daniel Alves, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Marra
[email protected]

Um jogo entre dois países em situações totalmente diferentes como Bolívia (em 9º lugar) e Brasil (1º lugar, garantido no Mundial da Rússia de 2018) pode parecer sem graça – apesar dos 3.600m de altitude. Mas, historicamente, jogar em território boliviano é um desafio para a seleção canarinho, que tenta quebrar um tabu de 32 anos sem ganhar no campo adversário, hoje, às 17h (de Brasília), em La Paz.

A dificuldade brasileira, porém, passa longe de esbarrar na qualidade do time adversário. No passado, a Bolívia até apresentou alguns bons jogadores, mas o cenário atual é o mais comum: atletas pouco rodados, de baixa qualidade, mas que se valem da altitude. A seguir, o Jornal de Brasília apresenta os 11 que devem iniciar o duelo (veja quadro).

Vale lembrar que a Bolívia teve inédita participação em Copas do Mundo em 1994, nos Estados Unidos. O craque à época era o atacante Etchevery, conhecido como “El Diablo”. Ele fechou o placar de 2 x 0 diante do Brasil pelas Eliminatórias que classificou a Bolívia e deixou Uruguai, Equador e Venezuela pelo caminho. Mas o auge fica apenas como um registro histórico.

A Bolívia convocou para os jogos contra o Brasil 27 jogadores, sendo que 24 deles atuam no próprio país. Os destaques são o meio-campista Chumacero, do Strongest, artilheiro da atual edição da Libertadores com 8 gols, os atacantes Juan Carlos Arce, do Bolívar, com passagem pelo Corinthians, e Marcelo Moreno, do Wuhan Zall, da segunda divisão chinesa.

A rivalidade entre as seleções começou em 1993, quando a equipe liderada pelo técnico Xabier Azkargorta encerrou os 40 anos sem ganhar da seleção canarinho, com uma vitória por 2 x 0. Desde então, nos seis jogos em La Paz e Santa Cruz de La Sierra, a Bolívia ganhou três, um jogo terminou empatado e o Brasil venceu duas. A última delas foi em 1985.

Para cumprir tabela

Atualmente na vice-lanterna das Eliminatórias Sul-Americanas com 13 pontos, a Bolívia não possui mais chances de se classificar para a Copa do Mundo da Rússia.

Mesmo se os bolivianos vencerem as duas últimas partidas, não conseguiriam ultrapassar o Equador (8º).

Conheça os 11 da Bolívia atual

  • Carlos Lampe
    Idade: 30 anos
    Função: goleiro
    Clube: Huachipato-CHI
    Histórico: Lampe tem nove jogos pela Bolívia e levou 17 gols nas Eliminatórias. A média de quase dois gols sofridos por partida pode ajudar a seleção canarinho, mesmo com 1,92m de altura.
  • Gutiérrez
    Posição: lateral-esquerdo
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 32 anos
    Histórico: O defensor possui dez anos de seleção boliviana e nas bolas dividas no alto serão uma dificuldade para ele, que tem 1,80m de altura.
  • Valverde
    Posição: zagueiro-esquerdo
    Clube: The Strongest-BOL
    Idade: 27 anos
    Histórico Outro “baixinho” da defesa boliviana é Gabriel Valverde, que tem apenas três jogos realizados pela seleção nacional. Ele estreou pela equipe nacional em junho de 2012.
  • Raldes
    Posição: zagueiro-direito
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 36 anos
    Histórico: Capitão da equipe, o zagueiro entrou em campo pela seleção nacional mais de 80 vezes. Ronald é o capitão da equipe e não é alto para um zagueiro, possui 1,80m.
  • Bejarano
    Posição: lateral-direito
    Clube: The Strongest-BOL
    Idade: 26 anos
    Histórico: O lateral enfrentou o Santos pelo grupo 2 da Libertadores da América deste ano. Que por sinal, o time ficou em segundo na chave. Há cinco anos na seleção, ele jogará a 16ª partida.
  • Machado
    Posição: meio-campista
    Clube: Jorge Wilstermann
    Idade: 27 anos
    Histórico: Com história curta pela seleção, Machado fará a segunda partida da carreira pelo país. Ele que é americano naturalizado boliviano, disputou a Libertadores deste ano pelo Jorge Wilstermann.
  • Arce
    Posição: meia-atacante
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 32 anos
    Histórico: Com passagens por clubes brasileiros como o Sport em 2009 e Corinthians em 2008, Arce marcou contra adversários pela seleção em nove oportunidades, durante 55 partidas disputadas.
  • Morales
    Posição: meia-esquerda
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 29 anos
    Histórico: Apesar dos quase 30 anos, Morales tem pouca rodagem pela seleção nacional, são apenas sete jogos. Ele também demonstra a deficiência boliviana quando falamos em altura, são 1,69m.
  • Justiniano
    Posição: meio-campista central
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 25 anos
    Histórico: Também tem pouca experiência ao vestir a camisa boliviana, com apenas dois jogos disputados. Tanto que estreou em março deste ano pelo país.
  • Fierro
    Posição: atacante
    Clube: Bolívar-BOL
    Idade: 30 anos
    Histórico: No primeiro jogo como titular da equipe boliviana, Fierro vai ser uma das apostas do país, sem muita experiência, ainda mais contra a seleção brasileira, invicta nas Eliminatórias Sul-Americanas.
  • Marcelo Moreno
    Posição: atacante
    Clube WH Zall-CHI
    Idade: 30 anos
    Histórico: Brasileiro, naturalizado boliviano, Marcelo Moreno tem passagens vitoriosas no futebol daqui, no Cruzeiro e Flamengo. Ele tem mais de 60 jogos e 15 gols pela Bolívia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado