Menu
Mais Esportes

Quadra histórica do basquete está de volta e será palco do campeonato

Arquivo Geral

30/07/2014 7h32

Foto: Kléber LimaA tabela do Brasília Basquete (Braba), o campeonato candango da modalidade que tem início no sábado, lançada ontem, trouxe uma novidade interessante aos fãs do esporte, sobretudo os mais saudosistas. Isso porque o ginásio de um colégio na Asa Sul será uma das sedes das partidas.

O espaço foi um grande centro da modalidade, sobretudo nos anos 1960 e 1970, quando, entre outros grandes nomes, Oscar Schmidt e Pipoka, ambos destaques pela seleção brasileira, desfilaram os talentos com a bola nas mãos.

Com a revitalização, o lugar, que teve, entre outras melhorias, o piso trocado, servirá aos alunos durante o dia e poderá ser sede de partidas no fim de semana e no período noturno. 

O presidente da Braba, Felipe Bretas, informa que a reforma no local foi fruto do trabalho de uma das equipes que disputarão o campeonato. 

“A Avabra é uma associação muito atuante no basquete de Brasília. Eles estão no campeonato desde o início e conseguiram fazer a reforma no ginásio, em parceria com a direção do colégio”, disse. 

Para ele, a felicidade de ver o ginásio recebendo partidas de basquete novamente é digno de muita felicidade. 

“Me faltam palavras para dizer o que estou sentindo. Como ex-atleta e agora como dirigente, traz uma mistura de nostalgia com deja vu ver esse resgate. É muito gratificante”, declara. 

Alegria de veterano

Um dos primeiros professores de basquete em Brasília, o mineiro Pedro Rodrigues é outro que se derrete quando fala do ginásio. “É a célula-mater do basquete competitivo em Brasília”, aponta. 

Para ele, que ajudou no processo do crescimento do esporte na capital federal desde a época da inauguração da cidade, a volta das competições ao colégio traz alegria. 

“Não posso nem dizer que estou feliz porque estou felicíssimo. Agora, o ginásio está servindo à comunidade, mas tem um passado muito importante no basquete local.”

 

Vale vaga em Copas


 Com a chancela de Campeonato Brasiliense, reconhecido pela Federação de Basquete do Distrito Federal, a Braba classifica equipes para as copas regionais da modalidade. No caso do DF, o vencedor disputa a Copa Centro-Oeste, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete. 

O caminho foi percorrido pelo Ceub Universitário na última edição do torneio. O time superou a equipe sub-22 do UniCeub/Brasília na decisão e carimbou o passaporte para a Copa Centro-Oeste. 

Com o triunfo na competição regional, o time candango, treinado pelo técnico Rodrigo Galego, garantiu vaga na Supercopa Brasil, onde enfrentou as outras campeãs regionais. 

Com um novo título, o time candango e sua ascensão meteórica, conseguiram a classificação para a chamada Liga Ouro, torneio de acesso para o NBB. 

Caso conquiste mais um título inédito, o Ceub Universitário terá o direito de pleitear uma vaga na maior competição de clubes do basquete brasileiro. Desde que atenda os critérios propostos pela Liga Nacional de Basquete, que organiza o NBB, o Ceub Universitário pode se juntar ao coirmão no NBB.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado