Menu
Futebol

São Paulo é refém de Pato na Copa do Brasil

Arquivo Geral

30/07/2014 8h50

Ao tirar Alan Kardec do Palmeiras para ter um centroavante a mais, além do camisa 9 Luis Fabiano, a diretoria do São Paulo sabia – é o que se espera – que ele não poderia ser escalado na Copa do Brasil, uma vez que já havia defendido o rival no torneio. Nesta quarta-feira, nenhum dos dois está à disposição de Muricy Ramalho, e a esperança volta a recair sobre Alexandre Pato.

Ocorre que o atacante não sabe fazer essa função, como o próprio treinador sentenciou na época de sua contratação. “O Pato nunca jogou de centroavante, não joga de costas. Ele joga sempre pelos lados do campo. Foi assim no Milan, no Internacional. Sempre teve um parceiro junto com ele”, disse, em fevereiro, com a ressalva de fazer do ex-corintiano “um centroavante falso, que não joga enfiado, como na Europa”.

Deve ser assim nesta quarta-feira, em Ribeirão Preto, diante do Bragantino, pela terceira fase da Copa do Brasil. Ele (ou Ademilson) fará função falsa de centroavante, já que, afora a proibição a Kardec por regulamento, há veto médico a Luis Fabiano. O centroavante se recupera de lesão na coxa direita e só deve voltar aos gramados na metade de agosto, talvez perdendo, inclusive, o confronto de volta, no dia 13, no Morumbi.

Não é a primeira vez que Luis Fabiano é desfalque nesta edição da Copa do Brasil. No duelo de ida da segunda fase, contra o CRB-AL, no Rei Pelé, ele vinha de uma sequência de jogos e foi poupado para evitar lesão. Ademilson, seu substituto, marcou um golaço de bicicleta, porém o São Paulo foi derrotado por 2 a 1, de virada, e garantiu vaga só no Morumbi, com vitória por 3 a 0.

Pato, por sua vez, esteve nas quatro partidas disputadas pelo time na competição e foi importante na primeira fase, frente ao CSA-AL, criando a jogada do gol de Osvaldo no triunfo por 1 a 0, na ida, e balançando a rede uma vez nos 3 a 0 da volta. Mais de dois meses depois do último compromisso, ele volta a ser esperança. Mas em condição um pouco diferente. No início, era novidade. Agora, desacreditado por parte da torcida, tem vaga no time devido exclusivamente a desfalques.

“Ele é o jogador que todos sabemos, que tem uma qualidade imensa. Nós e ele mesmo sabemos a classe dele. Nós estamos aqui para ajudá-lo, ajudar a quem entrar. Como profissional, (o Pato) é um cara dedicado. Que as coisas corram bem e ele faça da melhor forma”, disse o lateral esquerdo Álvaro Pereira, na terça-feira, revelando já ter conversado com Pato a respeito das cobranças que são feitas sobre ele, principalmente sobre falta de raça.

“Muitas vezes, eu falo com ele, como com qualquer outro. Eu também tenho muitas coisas a corrigir, levo cartões demais. Mas você tenta falar com seu companheiro sobre características. Eu tenho a minha e tento convencer meus companheiros de que eles busquem as suas características, suas maneiras”, comentou o uruguaio, conhecido pela raça demonstrada em campo – a qual ele acredita não ser necessária ao atacante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado