Menu
Futebol

Gareca só venceu time de Série B em 4 primeiros jogos no Vélez

Arquivo Geral

29/07/2014 10h50

Ricardo Gareca tem um início decepcionante no Palmeiras, mas seu começo no principal trabalho da carreira também não foi nada animador. Como ocorre agora no comando do Verdão, o técnico só derrotou adversário de segunda divisão nacional em seus quatro primeiros jogos à frente do Vélez Sarsfield, clube argentino pelo qual conquistou quatro títulos em cinco anos.

Gareca foi apresentado pelo Vélez em dezembro de 2008 já tentando afastar sua imagem de ex-jogador e torcedor assumido do time para as suas avaliações como treinador. Começou a trabalhar no clube em janeiro do ano seguinte e, após quatro jogos, só tinha vencido com o time principal em torneio amistoso.

Em 2009, antes dos compromissos oficiais, o comandante pôde testar sua equipe na Copa Ciudad de Córdoba. A competição era um triangular no qual Gareca estreou vencendo o Talleres, então na segunda divisão argentina, por 2 a 0. Mas perdeu do Lanús pelo mesmo placar.

Oito dias depois, começou o Torneio Clausura, versão do Campeonato Argentino no primeiro semestre. O Vélez de Gareca empatou sem gols na casa do Independiente e, como anfitrião, ficou no 1 a 1 contra o Argentinos Juniors. A primeira vitória do técnico contra um rival de primeira divisão ocorreu só na terceira rodada do Clausura, impondo 2 a 1 como visitante diante do Tigre.

A sequência do treinador no clube foi ainda melhor. O Vélez foi campeão naquele Clausura de 2009, conquistando seu primeiro título argentino após cinco anos, e ainda venceu o Clausura de 2011, o Apertura de 2012 e a Super Final do Argentino de 2012/2013, além de chegar a semifinais de Libertadores e de Copa Sul-americana até o treinador preferir não renovar seu contrato em dezembro de 2013.

Apesar da frustração semelhante, os números do início de Gareca no Verdão são piores. O argentino acumula três derrotas pelo Brasileiro, perdendo para Santos, Cruzeiro e Corinthians, e só venceu o Avaí, que disputa a Série B, pela Copa do Brasil. A partir do amistoso que faz parte da Copa EuroAmericana, contra a Fiorentina, nesta quarta-feira, no Pacaembu, a esperança palmeirense é que, agora, o seu sucesso no Vélez se repita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado