Menu
Futebol

Atlético-MG vence Lanús e joga pelo empate em Minas para ser campeão

Arquivo Geral

17/07/2014 0h05

O Atlético-MG deu um grande passo nesta quarta-feira, para conquistar o inédito título da Recopa Sul-Americana ao derrotar o Lanús por 1 a 0, em pleno estádio La Fortaleza, na Argentina. O triunfo deixa o Galo com a mão na taça, que será decidida no Mineirão lotado já que os atleticanos já compraram mais de 70% dos bilhetes colocados à venda.

O gol do jogo foi anotado por Diego Tardelli em belo tiro cruzado com a canhota após assistência de Guilherme. O confronto entre brasileiros e argentinos vale o título da Recopa Sul-Americana, que reúne o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana. Com o resultado, empate no jogo de volta garante o titulo ao Atlético-MG, que se perder por 1 a 0 decidirá a sorte na prorrogação e nos pênaltis.

O jogo de volta da Recopa será realizado no próximo dia 23 no Mineirão, já que o Independência não tem a capacidade exigida pela Conmebol. Antes de encarar o Lanús pelo duelo de volta, o Galo terá compromisso pelo Brasileirão recebendo o Bahia, sábado, no Horto.

O jogo – Sem se intimidar com o fato de jogar fora de casa, o Atlético-MG iniciou o duelo bastante agressivo, gerando duas finalizações em menos de três minutos. Controlando as ações ofensivas, o Galo seguiu chegando com perigo contra a meta de Marchesín, dando trabalho para o goleiro argentino.

Aos oito minutos, Marcos Rocha foi esperto ao cobrar lateral com velocidade, deixando Ronaldinho na cara do gol, mas na hora de finalizar, Marchesín fechou o ângulo evitando a abertura do marcador. Jogando no campo de ataque do Lanús, o Atlético-MG deixou espaços para os contra-ataques argentinos, que geraram dificuldades para os alvinegros.

Com este cenário, a partida garantiu muita movimentação para os torcedores que encararam o frio e marcaram presença no estádio La Fortaleza. Como o gol fora de casa não tem valor dobrado como na Libertadores, as duas equipes optaram por jogar em detrimento da cautela comum em duelos de mata a mata, principalmente entre brasileiros e argentinos.

Apesar de ter atletas de qualidade no meio-campo, casos de Ronaldinho e Maicosuel, o Galo apostou em excesso nos lançamentos longos, com isso, o avante André teve problemas para participar ativamente do jogo, ficando muito isolado entre os zagueiros do Lanús. Aos poucos, o time da casa equilibrou o duelo e a quantidade de finalizações diminuiu drasticamente.

Preocupado com a queda de rendimento do Galo, o técnico Levir Culpi não quis saber de esperar e já voltou para o segundo tempo com duas mudanças, sacando André e Ronaldinho Gaúcho para as entradas de Jô e Guilherme, respectivamente. As alterações melhoraram o futebol dos visitantes, que passaram a namorar com o gol com mais frequência.

O jogo que chegou a ficar morno no fim da etapa inicial voltou a ficar movimentado, com boas chances de abertura do marcador. Jô para o Galo e Velázquez para o lado do Lanús perderam boas oportunidades. Percebendo que o Atlético-MG deixava muitos espaços pelos lados do campo, Schelotto trocou Melano por Acosta, dando velocidade ao ataque.

Apesar da mudança, quem chegou com perigo real foram os brasileiros com finalização de Jô, que o goleiro Marchesín deu rebote nos pés de Guilherme, que com o gol vazio perdeu chance clara de colocar o Galo em vantagem. Aos 20, finalmente as redes de La Fortaleza balançaram com gol de Tardelli em tiro cruzado com a canhota.

O detalhe do gol alvinegro fica pela cobrança rápida de lateral feita por Marcos Rocha e pela assistência perfeita de Guilherme, deixando Tardelli livre para levar à loucura os torcedores visitantes. A abertura do placar deu confiança para os brasileiros, que passaram a ter o controle total da partida, perdendo chances de dilatar a contagem para ter tranquilidade no Mineirão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado