Menu
Viva

Filme explora cegueira somada ao medo do escuro

Arquivo Geral

25/10/2014 9h00

Imagine a agonia que Clarice Starling, personagem de Jodie Foster em O Silêncio Dos Inocentes, passou no momento em que entra num quarto escuro com um assassino equipado com dispositivo de visão noturna. Multiplique a sensação para a personagem de Michelle Monaghan, que é cega. O desdobramento desse sentimento pode ser visto no filme Presa na Escuridão, que está disponível em DVD e Blu-Ray. 

O longa-metragem, dirigido por Joseph Ruben, se apropria dessa muleta como ponto alto, uma maneira de deixar o espectador quase preso nas trevas junto com a progonista Sara (Monaghan).

A história se passa no Ano Novo em Nova York, três anos depois do incidente que deixou Sara cega. A fotojornalista mora com seu namorado em uma cobertura. Ao chegar do supermercado, tem a surpresa de encontrar o rapaz morto na cozinha. O assassino e o mandante do crime fazem de tudo para que Sara entregue o que seu namorado devia. Só que a mulher não faz ideia do que os bandidos querem. 

Se existe um adjetivo que possa resumir Presa na Escuridão com certeza é surpreendente. O diretor, que tem em seu currículo filmes de suspense com pressão psicológica como Os Esquecidos, O Anjo Malvado e Dormindo com o Inimigo, traz aqui uma direção ininterrupta e concisa. É uma história simples, mas de uma execução extraordinária.

Elenco

Menções honrosas para Michael Keaton como o assassino sarcástico e frio, deixando de lado suas feições cômicas adquiridas para interpretar o insano Besouro-suco (Os Fantasmas se Divertem). Michelle também consegue um pouco de convicção com sua personagem sensível e deslocada, não lembrando aquela donzela em perigo que pôde ser vista em Missão Impossível 3. Pode não ser um superfilme, mas consegue chegar ao seu objetivo e nos deixa grudados na tela, esperando que toda a agonia incessante se resolva o quanto antes.

Saiba mais

Presa na Escuridão é uma adaptação do filme Um Clarão nas Trevas (1967), dirigido por Terence Young  e protagonizado pela estrela Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo).
 
Não é a primeira vez que a cegueira serve de inspiração para filmes de suspense. Um exemplo é Blink  – Num Piscar de Olhos (1994), de Michael Apted; e do  espanhol  Os Olhos de Julia (2010), de Guillem Morales.
 
Alugue:
 
Presa na Escuridão
Diretor: Joseph Ruben
Roteiro: David Loughery  
Elenco:   Michelle Monaghan, Michael Keaton, Barry Sloane…
Distribuidora:  Califórnia
 Home Vídeo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado