Menu
Viva

‘Hoje eu quero voltar sozinho’ é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2015

Arquivo Geral

18/09/2014 15h55

Hoje eu quero voltar sozinho filme estrelado por Fabio Audi, Ghilherme Lobo e Tess Amorim e com direção de Daniel Ribeiro é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy nesta quinta-feira (18).

Vale lembrar que o filme não tem uma vaga entre os indicados, apenas foi escolhido para um seleção final que será definida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Os indicados devem ser anunciados em janeiro de 2015. A festa acontece dia 22 de fevereiro. 

Hoje eu quero voltar sozinho conta a história de um adolescente com deficiência visual chamado Leonardo (Ghilherme Lobo) que na trama  procura liberdade e suas descobertas com a adolescência. A vida do rapaz muda quando um estudante entra em sua escola. 

O longa teve estreia para o cultuado Festival de Berlim, onde ganhou um Teddy de melhor longa para um filme LGBT e o prêmio Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). A película ganhou os críticos por ser sensível, sincero e leve. Hoje eu quero voltar sozinho estreia no Estados Unidos em 7 de novembro. O longa-metragem é derivado de um curta de sucesso chamado Eu não quero voltar sozinho, onde é apresentado a mesma história, um pouco mais breve. 

A última vez que o Brasil apareceu no Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999 com o filme Central do Brasil estrelado por Fernanda Montenegro – que também recebeu uma indicação de Melhor Atriz – mais de dez anos que o país não entra na disputa pelo homemzinho careca. 

Outros concorrentes

De que Hoje eu quero voltar sozinho não é o canditado mais forte, não existe dúvida.  No mesmo tema LGBT, A Praia do Futuro seria uma melhor escolha, por ser denso e mais ‘adulto’ do que o filme de Daniel Ribeiro. A animação de Alê Abreu O menino e o mundo também tinha a simpatia do público, se a escolha do filme gay foi por afinidade, com certeza a animação de Alê Abreu era uma melhor escolha. A inscrição para a seleção dos filmes acabou no dia 10 de setembro.

Som ao Redor representou o Brasil em 2014, O Palhaço em 2013, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro em 2012, Lula: O filho do Brasil em 2011 e Salve Geral em 2010. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado