Menu
Viva

Judivan Juvenal Vieira lança livro que analisa um perfil de um corrupto

Arquivo Geral

16/09/2014 7h00

A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos”. Nessa frase, datada de 384 a.C – 322 a.C, o filósofo grego Aristóteles já debateria a política, a corrupção e a tendência dos homens que, independentemente da virtude ou não, estão propícios a cair nas mazelas  do jogo de poder.

Um adentrar no mundo da ganância que desvirtua homens do bem é apresentado na coletânea Corrupção no Mundo, uma obra de sete anos de pesquisa do  doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Judivan Juvenal Vieira.

A coletânea com cinco livros que tratam de histórias de corrupções no mundo e   analisam minuciosamente o  perfil de um corrupto será lançada pelo autor hoje, às 18h30, no Brasil 21 Cultural (Setor  Hoteleiro Sul).

O autor paraibano radicado em Brasília evita debater casos já tão corriqueiros na mídia,  como os escândalos em  obras de Metrô de São Paulo. Nos livros, ele banha-se de Aristóteles, do estudo de inúmeras leis de todos os países membros do Mercosul e da pesquisa de mais de 150 obras. 

Freud

Ainda, vale-se do olhar analítico sobre o pai da psicanálise,  Sigmund Freud, para identificar as atitudes de um corrupto. “O que proponho é nortear algumas maneiras de controlar a política para não cair no jogo do poder. Para isso, existe o juízo de valor, citado nos livros”, explica o autor em entrevista ao JBr..

Em cada livro da coletânea, uma temática prevalece. O primeiro busca adentrar na perspectiva  histórica da corrupção. Já o segundo, na política. O terceiro foca  nas características  jurídicas da  mesma. Na quarta obra, um olhar sobre como o Direito Internacional vê a corrupção no mundo.

Por  último, Judivan mostra ferramentas de combate à corrupção no Mercosul. “Foram anos de estudo para chegar ao resultado. Vejo que a corrupção cresce cada vez mais.  É uma tendência. E apenas os casos federais ganham relevância na mídia. Dados da Fundação  Getúlio Vargas revelam que cerca de 3,5 milhões de dólares são desviados dos cofres públicos  anualmente no Brasil. Cito questões que podem mostrar no que podemos melhorar”, conclui.

De acordo com o autor, o momento para o lançamento do livro não poderia ser melhor. Os debates políticos que antecedem as eleições podem ampliar a voz e a luz sobre o preocupante tema. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado