Menu
Viva

Peça escocesa Tomorrow debate o envelhecer em texto denso e reflexivo

Arquivo Geral

30/08/2014 9h00

“Morra jovem, permaneça belo”, dizia o vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain. E assim ele se foi. Até quando as pessoas vão negar o envelhecimento? Afinal, nascer, crescer e morrer fazem parte da lei natural da vida. De uma forma poética e crítica o espetáculo escocês Tomorrow trata do envelhecer de um jeito emocionante e triste, nos levando a refletir sobre o que seremos amanhã.

Hoje é a última oportunidade para embarcar nesta viagem, guiada pela companhia Vanishing Point Theatre. O espetáculo é encenado às 16h, na sala Plínio Marcos da Funarte (Eixo Monumental).

Uma luz fraca, branca, nos conduz desde o início a uma sensação de passagem, de transformação do que fomos, somos, para o que seremos. O tempo, no entanto, passa mais depressa do que o esperado. Um jovem tenta ajudar um idoso, mas perde a paciência.

De repente, é esse mesmo jovem que vai se deparar com o choque do tempo. Ele perde a beleza, o vigor, se vendo obrigado a aceitar que a idade chegou. Conduzido para um local estranho, que pode ser comparado a um asilo de idosos ou a um  centro de internação, ele encontra a solidão.

Nesse espaço, vários senhores andam de cadeira de rodas, são deixados de lado, ficando totalmente alienados. Eles estão presos ali e não podem sair. Na claustrofobia, os personagens passam a desejar a morte e acabam renegados pelos próprios filhos.

Mensagem final

Uma história de negação, solidão e contestação aos valores e à falta de respeito das gerações mais novas para com as mais velhas. A mensagem final da montagem escancara: Por que não respeitar a velhice se todos estão fadados à passagem do tempo?

A direção de Matthew Lenton ousa ainda na linguagem e elementos que a princípio podem dar  uma sensação de surrealismo. Pessoas encapuzadas, diálogos desconexos, luzes que conduzem a um espaço diferente. Essa pegada mais “contemporânea”, no entanto, parece ser totalmente proposital e se encaixa no contexto proposto pela companhia. Vale a pena assistir.

Serviço
 
Espetáculo Tomorrow – Da Vanishing Point Theatre Company.  Hoje, às 16h, na sala Plínio  Marcos da Funarte (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado  para menores de 12 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado