Menu
Viva

Projeto Dia de Zumbi celebra a a Consciência Negra

Arquivo Geral

29/08/2014 16h01

A Caixa Cultural Brasília apresenta, de quinta-feira (4) a domingo (7), o projeto Dia de Zumbi, em celebração ao dia nacional da Consciência Negra, comemorado 20 de novembro. O evento contará, ao longo de quatro dias, com uma série de atrações que têm como objetivo valorizar a presença da cultura negra no país, como shows musicais, instalações multimídias, intervenção performática e oficina de percussão e dança.

Entre as atrações que pretendem colocar em evidência esse tema estão os shows das bandas Feijão Coletivo e Maracutaia, além dos cantores Lucio Sanfilippo e André Sampaio & Os Afromandingas. O fotógrafo Ricardo Beliel com instalação multimídia que mostra registros do projeto Rio-Luanda, expondo trabalhos que mostram as particularidades e semelhanças entre as cidades do Rio de Janeiro e a capital angolana.

Já na intervenção performática O sagrado que há em mim, a pedagoga Fabíola Oliveira relaciona as manifestações dos Orixás (divindades africanas) com a vida cotidiana, em apresentação de dança marcada pelo ritmo dos tambores e dos atabaques.

Durante as tardes e noites de atividades no evento, uma equipe de filmagem estará colhendo depoimentos de participantes do encontro a respeito da questão “O que é (ter) consciência negra?”. Simultaneamente, registros de declarações feitos em outras cidades serão exibidos na área externa da CAIXA Cultural, no Jardim das Esculturas.

Nos dias 6 e 7 de setembro, o grupo Maracutaia oferece, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, uma oficina gratuita de percussão e dança ijexá para maiores de 15 anos, com nenhuma ou pouca experiência musical. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 28 de agosto no site: www.diadezumbi.com.br ou facebook/diadezumbi. Ao todo, estarão disponíveis 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrições, mediante preenchimento de ficha disponível. O grupo é uma referência na pesquisa de ritmos populares cariocas,

O Dia de Zumbi está entre as várias atividades que homenageiam, em todo o Brasil, o herói da resistência negra e líder do Quilombo dos Palmares, morto no dia 20 de novembro de 1865. A data foi instituída pelos movimentos de defesa da cultura negra no país como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Serviço:

Dia de Zumbi

Locais: Teatro da CAIXA, foyer e Jardim das Esculturas

Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 – Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA

Data: De 4 a 7 de setembro (quinta-feira a domingo)

Hora: Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h

Telefone: (61) 3206-9448 / 9449

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Duração: 90 minutos cada show

Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia) / Venda a partir de 30 de agosto

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro

Acesso para pessoas com deficiência

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado