Menu
Viva

Viola com veia Rock’n’roll

Arquivo Geral

20/08/2014 14h01

A Caixa Cultural Brasília apresenta, de 22 a 24 de agosto, o projeto musical Tem Viola no Rock, uma reunião de grandes nomes da viola com expoentes do rock nacional. Moda de rock e Pepeu Gomes tocam juntos na sexta-feira (22); Matuto Moderno se apresenta com o guitarrista do Sepultura Andreas Kisser, no sábado (23); e o Charme Chulo e Sérgio Britto são as atrações do domingo (24). Em cada show, com duração de 70 minutos, os músicos tocam composições próprias e grandes clássicos do rock e da música caipira. 
 
A mistura entre rock e viola não é, propriamente, uma novidade. Há 15 anos, o grupo Matuto Moderno toca ritmos típicos da cultura caipira com formação de rock, em um caminho seguido pelos curitibanos da banda Charme Chulo. Já a dupla Moda de Rock toca rock com duas violas caipiras. O projeto une os três grupos a três grandes nomes do rock para que, lado a lado no palco, mostrem todo o potencial rock’n’roll da viola caipira.
 
Os músicos:
 
Na estrada há 14 anos, o grupo Matuto Moderno, formado por Ricardo Vignini, Marcelo Berzotti, Ricardo Berti, Zé Helder, Edson Fontes e André Rass, tem como proposta revelar o universo da cultura caipira com uma instrumentação típica de bandas de rock.
 
A dupla Moda de Rock nasceu a partir do sucesso no Youtube, com vídeos da dupla Ricardo Vignini e Zé Helder, membros do grupo Matuto Moderno, tocando clássicos do rock com duas violas. A ideia era mostrar a potencialidade do instrumento para os alunos e reviver a trilha sonora de suas adolescências, mas o sucesso do CD Moda de Rock – Viola Extrema, em 2011, levou-os a fazer shows por todo o Brasil e nos Estados Unidos.
 
A curitibana Charme Chulo, criada pelos primos Igor Filus e Leandro Delmonico, mistura música caipira de raiz com rock inglês dos anos 80. Também formada por Peterson Rosário e Rony Jimenez, a banda conhecida por hits como “Polaca Azeda” e “Barretos” ainda realiza turnê pelo país de seu primeiro disco, de 2007, que chegou à segunda tiragem.
 
Desde 1987, o guitarrista Andreas Kisses vem mostrando o rock pesado do Sepultura nos quatro cantos do planeta. Desde 2003, também integra o projeto Brasil Rock Stars, com Paulo Zinner, Vasco Faé, Robson Rocco, Silvio Alemão, Daniel La Torre e Theo Werneck, com um repertório que o influenciou na decisão de se tornar guitarrista. As mesmas músicas ganham pegada blues na banda Andreas Kisser Embromation Society, que se apresenta periodicamente na noite paulistana.
 
O ex-Titãs Sérgio Britto viveu dos 9 os 14 anos exilado no Chile com a família, que teve que deixar o Brasil para que o pai, o deputado Almino Afonso, não fosse preso pelos militares durante a ditadura. De volta ao país, compôs suas primeiras músicas inspirado pelos textos de Torquato Neto e, no Colégio Equipe, conheceu os futuros integrantes dos Titãs, que se reuniriam, pela primeira vez, em 1981. O tecladista é o compositor com mais canções gravadas no grupo, como “Marvin” (com Nando Reis), “Comida” (com Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes) e “Epitáfio”. Em 2011, lançou o CD solo A minha cara, com canções próprias e em parceria com Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes.
 
Considerado pela revista Guitar World de 1988 um dos 10 melhores guitarristas do mundo na categoria world music, o baiano Pepeu Gomes se tornou conhecido quando, em 1969, acompanhou Gilberto Gil e Caetano Veloso no show que originaria o disco Barra 69. Faria história como integrante do grupo Novos Baianos. Em 1978, decidiu se lançar em carreira solo e, com os irmãos Didi e Jorginho Gomes, lançou o antológico Geração do Som, que abriu caminho para a guitarra virtuose no Brasil.
 
Serviço:
Show Tem Viola no Rock
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: SBS Quadra 4 – lote 3/4 – Brasília/DF, edifício anexo à Matriz da CAIXA
Data: 22 a 24 de agosto de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta-feira (22) e sábado (23) às 20h e domingo (24) às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro.
Lotação máxima do teatro: 406 lugares (8 para cadeirantes)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado