Menu
Viva

Frida Kahlo é tema de mostra de arte em Brasília

Arquivo Geral

22/07/2014 10h05

Uma homenagem sem fronteiras e à altura de sua musa inspiradora. Esta é a proposta do Projeto “Sou Frida!”, criado especialmente para reverenciar a mulher e a artista mexicana Frida Kahlo. O local para receber a exposição em Brasília não poderia ser outro: o restaurante El Paso Texas do Terraço Shopping. “Para esta primeira exposição, eu busquei um local fora do eixo de galerias convencionais, mais acessível ao grande público e que de alguma forma dialogasse com a temática”, revela Ana Marta Austin, artista visual, arte-educadora e idealizadora do projeto. A mostra será aberta em 22 de julho e segue até 22 de agosto.A iniciativa marca o mês de nascimento e os 60 anos de falecimento da artista mexicana.

Para o chef David Lechtig, que está à frente dos quatros restaurantes da Rede El Paso, a mostra reafirma  seu empenho na difusão a cultura latina, para além da culinária. “Sempre fui um entusiasta da riqueza cultural dos países latinoamericanos e para mim é gratificante abrir a casa para acolher esta homenagem tão merecida ao mito de Frida”, comenta David, que faz questão de manter uma decoração escolhida a dedo em seus estabelecimentos. Peças do folclore e da cultura mexicana, desde pedaços de carros antigos, até fotos de personalidades como Pancho Villa e Emiliano Zapata, além de pinturas e quadros, ornamentam os salões dos restaurantes. Não por acaso, o projeto da unidade do Terraço Shopping foi vencedor da Bienal de Arquitetura da Universidade de Brasília, em 2003.

O Projeto “Sou Frida!” nasceu em 2013, a partir de uma convocatória de Ana para que pessoas dos mais diversos locais, artistas ou não, mostrassem seu olhar pessoal sobre Frida Kahlo, ou a “Frida” que pode estar escondida em cada ser. Como resultado, a artista recebeu mais de 100 peças de arte postal do mundo inteiro. “A arte postal é um fenômeno complexo e extremamente abrangente, onde se incluem técnicas e suportes diversos, como postais, adesivos, poesia visual, livros de artistas, selos, fax, vídeo, entre outros, sendo uma alternativa aos meios tradicionais de exposição da arte”, explica Ana.

Ana pretende levar a mostra para outras cidades futuramente. “A meta deste projeto é chegar à Casa Azul, no México, a casa de Frida Kahlo”. Alguém duvida?

ARTE POSTAL – Iniciou-se em meados do século XX na “Correspondance Art School” de Nova Iorque e teve grande expressão nas décadas de 1970 e 1980, também referida como Correspondence/Mail Art (CMA). No Brasil, seu nome mais importante é Paulo Brusky, artista multimídia que nos anos de 1970 trouxe suas experiências com Arte Postal, áudio-arte, videoarte, artdoor e xerografia/faxarte, propondo a discussão sobre a utilização dos novos meios para a arte brasileira. Paulo Brusky é o precursor da Arte Postal no país e seu trabalho sempre propôs e promoveu a derrubada de fronteiras e padrões entre as linguagens artísticas.

Nos anos 90, com o advento da internet comercial, a Arte Postal passou a ser utilizada sob uma nova visão de participação através do e-mail e dos sistemas de compartilhamento de opiniões.

FRIDA KAHLO – Frida Kahlo é um mito. Mesmo depois de sessenta anos de sua morte, a artista continua viva na memória e costumes de uma época. Frida é símbolo, sua imagem está presente na moda, no designer, na decoração; influencia o pensamento, a música, o cinema, a literatura. Enfim, é o mito contemporâneo construído de forma própria, autoral, carregada de dor e sofrimento, mas também de muita energia e sensualidade.

Uma vida marcada por doenças, acidentes, cirurgias, mutilações e abortos, traições e decepções, que não impediram a formação de uma personalidade forte e agressiva, destemida. Em seu diário, escreveu, desenhou, pintou e gravou todas as sensações e dores, as frustrações e os medos, os amores e ódios que lhe acompanhavam; sua imagem mais forte mostra seus pés desgarrados do corpo, com a legenda: “pés para que os quero se tenho asas para voar”, que simboliza a perda do pé, amputado por força da doença que lhe consumia, mas, principalmente, a resistência.

Foi uma mulher diferente das mulheres de sua época, e das de hoje também. Uma feminista!  Viveu plenamente sua vida sexual e tornou-se um ícone do feminismo. Apesar da enorme paixão por seu marido, o pintor Diego Rivera, teve vários envolvimentos amorosos com homens e mulheres, e entre esses, estava o líder russo Leon Trotski, que se hospedou em sua casa durante o exílio, numa mistura pródiga de amor e paixão sensual e filosófica, já que se tornara simpatizante ardorosa da revolução comunista.

Frida tinha um estilo único; não aceitava o rótulo de “surrealista”, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua realidade; mostrou o seu amor pela sua pátria e pela sua cultura, mas exibiu também suas entranhas e sua força. Sua arte é maior que qualquer movimento, qualquer corrente. Foi, por muito tempo, a única referência de mulher artista, com um trabalho que resgata imaginários políticos, religiosos e míticos, longe dos estereótipos da “criatividade feminina”.

Serviço

Exposição “Sou Frida!”

de 22 de julho a 22 de agosto

Gratuita

C.I. livre

El Paso Texas Terraço Shopping

Horários  de funcionamento:

Segunda à quinta: Almoço de meio-dia às 15 horas / Jantar das 18 horas à meia-noite

Sexta e sábado: Almoço de meio-dia às 16 horas/ Jantar das 18 horas à 1 da manhã

Domingos: Almoço do meio-dia às 16 horas/ Jantar de 18 à meia-noite.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado