Menu
Economia

Sebrae no DF capacita servidores do sistema prisional para serem multiplicadores e disseminar o empreendedorismo

Arquivo Geral

23/02/2017 10h54

Ilustração/Shutterstock

Começou nea segunda-feira, dia 20, e segue até sexta-feira, dia 24, o primeiro curso oferecido pelo Sebrae no DF a servidores do sistema prisional, para que eles sirvam como multiplicadores nas ações com os internos. A Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) da instituição está levando, a uma unidade do sistema prisional localizada em Planaltina, o curso “Crescendo e empreendendo”. Participam da ação 23 servidores dessa e de outras unidades, entre agentes e assistentes sociais, além de pessoas da Rede de Proteção Social.

“Começamos essa articulação no ano passado, quando a diretora do centro de internação, Irandiaya do Vale, nos procurou em busca de um trabalho direto com os internos, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho e para a reintegração social. Porém, achamos mais produtivo capacitar o corpo técnico, para que a metodologia seja replicada. Retomamos as negociações em janeiro e viabilizamos a formação da primeira turma de servidores”, explica Ana Emilia de Andrade, analista da UPPDT.

O curso “Crescendo e empreendendo” é um dos produtos e serviços educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae. Trata-se de solução construída pelo Sebrae Nacional, em 2010, que passou por atualização em 2016. Com carga horária de 23 horas, esse repasse de metodologia adota o paradigma de que não existe um único grupo de atitudes empreendedoras, razão pela qual o objetivo é levar os participantes a entender que atitudes empreendedoras são aquelas que contribuem para a obtenção de bons resultados.

“Quando nos referimos à capacitação para o empreendedorismo não estamos querendo dizer, necessariamente, a abertura de negócios. Referimo-nos à adoção de atitudes que contribuam para bons resultados no cotidiano, expressos por meio do desempenho escolar, das relações familiares, sociais e, consequentemente, no mundo dos negócios, agora ou futuramente”, completa a gestora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado