Menu
Economia

Mercado prevê IBC-Br negativo em janeiro

Agência Estado

17/03/2018 9h08

Atualizada

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) deve começar o ano no negativo, conforme a maioria das expectativas coletadas pelo Projeções Broadcast para o dado de janeiro. Ante dezembro com ajuste sazonal, o intervalo de 28 estimativas para o IBC-Br vai de queda de 2,60% a expansão de 0,20%, com mediana negativa de 0,80%. O Banco Central (BC) divulga o IBC-Br do primeiro mês de 2018 nesta segunda-feira, 19.

Os números negativos foram consenso entre os indicadores mensais de atividade em janeiro. A produção industrial recuou 2,4%, o varejo ampliado teve queda de 0,1% e o volume de Serviços prestados caíram 1,9%, todos em relação a dezembro, com ajuste sazonal.

O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, estima queda de 0,3% para o IBC-Br em janeiro na comparação com dezembro e aumento de 2,40% ante igual mês de 2017. Segundo ele, a projeção se explica por uma combinação negativa do desempenho da indústria e dos Serviços no primeiro mês do ano.

“O setor de Serviços segue com uma recuperação bastante frágil devido ao ainda elevado desemprego e a indústria segue um processo de retomada moderada”, diz Agostini. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado