Menu
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º salário nesta segunda (27)

Arquivo Geral

26/08/2018 18h50

Fotos Públicas

Da Redação com agências

Grana extra para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira (27), aposentados e pensionistas começam a receber  a primeira parcela do 13º salário. O pagamento será realizado até o dia 10 de setembro e varia conforme o valor do benefício do segurado e o número final do cartão, sem o dígito.

para quem recebe até um salário mínimo (R$ 954) o dinheiro será depositado na conta entre o dia 27 de agosto e o dia 10 de setembro. Já quem recebe benefício maior terá o pagamento feito entre os dias 3 e 10 de setembro.

A consulta ao extrato com os valores pode ser conferida no site meu.inss.gov.br Para o acesso é preciso ter uma senha.

A primeira parcela do 13º deve ser exatamente igual à metade do benefício mensal para quem já estava aposentado no início deste ano ou antes. Para quem começou a receber um benefício do INSS depois, a partir de fevereiro, por exemplo, o dinheiro liberado é proporcional.

A segunda parcela do abono de Natal será paga entre o fim de novembro e o início de dezembro. Nela, há a cobrança do Imposto de Renda, no caso de quem é obrigado por lei a pagar o IR.

O adiantamento da primeira parcela do 13º do INSS ocorre desde 2006, após acordo do governo com os sindicatos de trabalhadores, mas, para o benefício sair, depende de decreto anual.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado