Menu
Economia

GDF estuda fazer Reforma da Previdência a nível local

Arquivo Geral

19/02/2019 20h14

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília

Rafaella Panceri 
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou que o estado da Previdência do Distrito Federal é grave. Por isso, haverá reformas no Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev) apresentadas em breve. “Para garantir a aposentadoria para sempre. Temos um estudo bem adiantado”, sinalizou.

O clima é de confiança para a aceitação entre os servidores. “A proposta apresentada sera muito bem aceita, porque garantirá que eles se aposentem com segurança e sem quebrar o Estado”, afirmou o governador, e opinou que, a nível nacional, a reforma é necessária para “tirar o País da crise definitivamente”.

Fórum de Governadores
As declarações ocorreram após Ibaneis receber governadores de outras unidades federativas no Salão Nobre do Palácio do Buriti na tarde desta terça-feira (19) para reunião preparatória para o III Fórum de Governadores, que ocorre na próxima quarta-feira (20). Os chefes de Estado seguiram para o Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar de temas relacionados ao Poder Judiciário.

O encontro preliminar serviu para montar coordenações regionais e algumas de âmbito nacional. Além disso, o grupo estabeleceu regras de funcionamento do fórum. “A discussão de alguns temas somente serão iniciadas caso haja deliberação por consenso de todos, pra evitar qualquer tipo de divisão”, esclareceu Ibaneis.

Nesta terça-feira (19), ficaram definidos 20 temas de interesse comum ao DF e estados.  “Dentro deles, há temas do Legislativo, do Judiciário e do Executivo. Vamos criar um acompanhamento de tudo o que acontece por meio de reuniões gerais feitas a cada dois meses”, complementou Ibaneis.

Governador recebeu autoridades para reunião preparatória para o III Fórum de Governadores. Evento acontece na próxima quarta-feira (20) em Brasília. Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília. 

Apoio condicionado
O III Fórum de Governadores começará pela discussão da Reforma da Previdência.  “A ideia é levar ao Governo Federal um apoio condicionado ao apoio à Previdência dos estados. Maioria já construiu seus fundos de previdência e precisa de apoio neste momento para ampliar a base de captação, adiantou.

Há matérias de interesse dos estados travadas no âmbito do DF. Como exemplo, Ibaneis citou a regulamentação do acesso ao Fundo Penitenciário Nacional e ao Fundo Nacional de Segurança Pública, que depende da elaboração de projetos.

Além disso, é necessária requalificação dos estados para possibilitar a tomada empréstimos nacionais e internacionais. “Uma modificação foi feita no ano passado, por meio de decreto, e deixou grande maioria dos estados impossibilitados de tomarem empréstimos”, destacou Ibaneis.

Outro tema debatido foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Que se encerra no ano que vem. O que se mostrou foi uma efetividade muito grande no que diz respeito ao apoio à educação nacional”, contextualizou o governador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado