Menu
Economia

Brasileiros já pagaram R$ 800 bilhões em impostos e taxas em 2019

Aline Rocha

22/04/2019 13h00

Foto: Agência Brasil

O Impostômetro, localizado na Rua Boa Vista, em São Paulo, chegou à marca de R$ 800 bilhões às 7h30 desta segunda-feira (22). Isso significa que, só em 2019, os brasileiros já pagaram esse valor em impostos, taxas, contribuições e multas para a União, os estados e os municípios.

Em 2018, o painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontou esse mesmo valor uma semana mais tarde (dia 30/4), mostrando que a arrecadação subiu de um ano para outro. “Mesmo com esse aumento, as projeções indicam que, se a reforma da Previdência não sair, os gastos previdenciários comprometerão cada vez mais o orçamento público e, em consequência, não sobrarão recursos para melhorar a educação, a saúde, a segurança e as demais áreas prioritárias para o dia a dia dos cidadãos”, comenta Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Implantado em 2005 pela ACSP, o Impostômetro foi criado para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista,em frente ao Pátio do Colégio, local de fundação da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível acessar diversas informações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado