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Economia

5 dicas para melhorar o ponto de vendas

Jornal de Brasília

18/09/2018 14h51

Melhorar o ponto de vendas é uma das principais responsabilidades do trade marketing. A atenção e o zelo pela execução podem influenciar, e muito, os resultados do negócio. Um sistema de trade marketing tem papel fundamental nesse processo, já que é por meio dele que você pode controlar o estoque e a execução das estratégias na loja.

Neste post, você vai aprender 5 dicas para melhorar o ponto de vendas. Acompanhe!

Por que melhorar o ponto de vendas?

Conforme pesquisa da Nielsen, 70% das decisões de compra são feitas nas lojas, e, portanto, ter o controle de tudo o que acontece no PDV é fundamental para o sucesso de suas estratégias.

A pesquisa questionou os atributos que mais influenciam a decisão de compra no PDV. Entre as cinco respostas mais citadas pelo shopper, três estão relacionadas à variedade de produtos: alta qualidade de mercadoria frescas (57%), produtos regularmente em estoque (54%) e oferta de itens de necessidade do cliente (50%).

Dessa forma, com estratégias de trade bem definidas, você assegura que o produto esteja na gôndola do jeito certo, na hora certa, pronto para encantar o shopper e aproveitar as compras por impulso.

Acompanhe a seguir as 5 dicas para melhorar o ponto de vendas!

1.Escolha o melhor ponto da loja

A localização é fundamental para o sucesso das ações de trade. O ponto perfeito é aquele que fica o mais próximo possível de seu público-alvo e que seja aderente ao tipo de produto ou serviço oferecido pela loja.

Antes de investir no PDV, é preciso conhecer profundamente o perfil demográfico da região, verificar se existe fluxo de pessoas em frente ao PDV e se a loja é de fácil acesso.

2. Fique atento ao visual da gôndola

O visual da gôndola precisa estabelecer uma conexão com as preferências dos seus shoppers. Se o seu produto é jovem, você deve apostar em uma sinalização moderna e que passe os valores desse conceito. Lembre-se que as estratégias de merchandising devem respeitar a exposição dos produtos e a circulação dos consumidores. O impacto visual deve ser um facilitador para as vendas, e não o contrário. Por isso, use o bom senso para evitar sobrecarregar o PDV com materiais de sinalização. Eles podem atrapalhar o fluxo de pessoas.

3. Explore os ‘pontos quentes’ da loja

Uma boa maneira de estimular as compras por impulso é explorar os ‘pontos quentes’ da loja, ou seja, aqueles com grande circulação de pessoas, como balcões e frente dos caixas. Em muitas lojas, é comum observarmos produtos próximos à entrada. Isso pode ser pouco eficiente, já que as pessoas geralmente não ficam paradas neste local por muito tempo. Vale mais a pena incluir alguns produtos próximos às sessões da sua categoria, com pontos extras. Com isso, você aumenta as chances da compra por impulso.

4. Treine os funcionários

Para ter resultados diferenciados, você precisa de uma equipe disposta, motivada e capacitada para realizar o melhor trabalho possível. No entanto, vale lembrar que é preciso investir em capacitação e manter uma periodicidade constante para que os processos sejam sempre alinhados e melhorados com o tempo. Treinamentos ainda garantem que o time de colaboradores esteja alinhado com os propósitos da marca e pronto para bater metas de vendas.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Para garantir a eficiência das ações de trade marketing é preciso contar com o apoio da tecnologia, e o software do Agile Promoter pode ajudar você nessa missão. Por isso, aposte em soluções tecnológicas para criar um sistema de trade marketing e aumentar a eficiência das vendas e ainda contribuir para a satisfação do cliente.

Importante lembrar que melhorar o ponto de vendas é fundamental para estabelecer um padrão de posicionamento da marca. Isso significa conciliar a exposição ao planejamento estratégico. Uma dica importante é sempre contar com um guia de execução na operação.

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