Menu
Concursos & Carreiras

Saiba como conseguir alcançar os objetivos com precisão

Arquivo Geral

19/01/2018 8h00

O período de férias está quase no fim: o retorno da rotina e a execução das metas para 2018 está chegando. Contudo, alcançar
objetivos nem sempre é fácil; antes de começar, a melhor opção é montar um planejamento. Entre jovens, podem existir mais dúvidas em relação a como se planejar, como executar os planos e, até mesmo, qual caminho profissional seguir. Tudo isso causa estresse, insatisfação e dúvidas.

Essas dificuldades podem ser superadas com o cultivo de habilidades socioemocionais, como disciplina e autoconhecimento, aliado com o uso de técnicas de organização pessoal. Sendo assim, qual é a melhor estratégia para quem deseja realizar
metas de 2018? O que é necessário para isso? Como se planejar? Para o especialista em docência universitária, o palestrante Fernando Duarte, a pessoa precisa primeiro se conhecer e se perguntar quais são os seus desejos e o que ela pretende. “A chave para o sucesso, para se chegar ao topo, tanto para aquele adolescente que se prepara para cursar a primeira graduação, como para aquela pessoa que já está no mercado de trabalho, passa pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Quanto antes forem trabalhadas as habilidades emocionais, mais fácil se torna a execução de planos.

Diversos estudos psicológicos concluíram que o desenvolvimento de talentos socioemocionais na infância e juventude apresenta correlação com a satisfação pessoal e o alcance de objetivos. Ou seja, é fundamental agir com inteligência emocional”. O palestrante dá dicas importantes para a auto-organização: Seja grato a vida! Pare de carregar o peso do passado. Liberte-se de rancores, perdoe a si mesmo e aos demais. Sem resolver o passado fica difícil seguir em frente.

Organize-se!

Arrume sua mochila, limpe seu quarto, casa ou escritório. Jogue fora o que você não precisa e doe o que pode
ser útil para alguém. Abra espaço para o novo entrar. Saiba o que importa para você, pelo que vale a pena viver e lutar. Dedique um tempo para esclarecer seus valores, princípios e missão de vida. Transforme seus sonhos em metas de curto, médio e longo prazo. Sonhos que não se transformam em planos, com etapas e ações, acabam se tornando em tristes fantasias e desilusões.

Conheça-se e domine a si mesmo. Descubra quais seus talentos e fraquezas e estabeleça regras de vida, ou seja, objetivos mensais de desenvolvimento pessoal que lhe ajudem a crescer fisicamente, mentalmente, emocionalmente,
espiritualmente e socialmente.

Comunique-se melhor

O primeiro passo é ouvir a si mesmo e abrir-se para ouvir o outro. Encontre seu time. Ninguém vence sozinho. Aprenda a trabalhar em equipe e você irá muito mais longe do que pensa. Aventura Rumo ao Topo – Sabendo da necessidade de se alcançar o controle das habilidades emocionais cada vez mais cedo, o especialista em competências socioemocionais, Fernando Duarte, promoverá o workshop vocacional Rumo ao Topo, destinado a jovens de 16 a 20 anos, entre os dias 19 de janeiro e 02 de março.

Durante sete sextas-feiras, entre 14h e 18h, no Espaço Fernando Duarte, na Asa Sul. O workshop tem o objetivo de auxiliar os participantes na descoberta da vocação e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Como exemplo de uma escalada, cada encontro será como uma montanha vencida pelo jovem “alpinista”, que, ao obter conhecimento, chega mais próximo do TOPO das suas capacidades.

Ao final dos encontros, o jovem terá descoberto e desenvolvido as capacidades socioemocionais mais fortes dele, ajudando-o a definir metas, sonhos e objetivos a serem alcançados em um, cinco ou dez anos. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição por e-mail ou telefone. Será cobrada uma taxa simbólica, no valor de R$ 10 por encontro.

Programação do workshop gratuito Rumo ao Topo:

– Monte Denali, o grande: comunicação inteligente – Começar de dentro Sexta-feira: 19/01

– Monte Vinson, o desafiador: superar adversidade – A trilha – Sexta-feira: 26/01

– Monte Elbrus, a promessa: minha bússola – Em busca de significado – Sexta-feira: 02/02

– Monte Everest, deusa do mundo: criar o sonho – O poder do foco – Quinta-feira: 08/02

– Monte Kilimanjaro, montanha brilhante: harmonizar as partes – Estratégia – Sexta-feira: 16/02

– Monte Aconcagua, sentinela de pedra: trabalho em equipe: Trilhando o caminho – Sexta-feira: 23/02

– Cume Carstensz, monte vitorioso: assumir o controle – A vitória – Sexta-feira: 02/03

As competências socioemocionais podem ser compreendidas dentro de cinco grandes domínios de personalidade, chamados por Fernando de os “[hi]Five”. Os [hi]Five se dividem em cinco vertentes de competências sócio- emocionais, cada uma cumpre o seu papel e todas juntas auxiliam as pessoas em suas atitudes.

[hi]Mind – é a unificação de qualidades para o autoconhecimento. Bom senso e autocrítica são essenciais para identificar as próprias qualidades, pontos fracos e aprender com erros e acertos.

[hi]Dream – qual seu sonho? O [hi]dream é a busca pelo foco, é a automotivação, definição de metas e planejamento, disciplina eautocontrole. É a capacidade de regular as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.

[hi]Action – é a capacidade de fazer boas escolhas, tomada de decisão responsável. A palavra chave para definição do [hi]Action é REFLEXÃO. Somente o ser humano é capaz de refletir antes de fazer escolhas. Usando essa qualidade, aprendemos a avaliar possíveis resultados e tomar atitudes conscientes.

[hi]Tribe – consciência social. Habilidades como empatia e respeito fazem com que as pessoas se coloquem no lugar das outras e vivam bem em sociedade.

[hi]Voice – comunicação inteligente. Negociação, gestão de conflitos, percepção social e estabelecimento de relacionamentos saudáveis facilitam o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais que são extremamente necessárias em praticamente todas as atividades que desenvolvemos na vida.

O palestrante

Com duas décadas de atividades voltadas para jovens e adolescentes, Fernando Duarte é especialista em docência universitária e competências socioemocionais, coach e administrador. Ele já realizou mais de 2 mil palestras no Brasil, Colômbia e Espanha, alcançando mais de 340 mil pessoas de escolas de ensino médio, universidades, empresas, institutos, órgãos públicos e hospitais. Fernando Duarte também é o criador da filosofia [hi] que desafia às pessoas a melhorarem a cada dia.

Serviço
Estabeleça metas de maneira correta em 2018 Palestrante Fernando Duarte
Contatos para inscrição no workshop vocacional Rumo ao Topo:
(61)3248-7022/ (61)9.8406-7976 /[email protected]
Endereço: Quadra 505, Bloco C, Entrada 14, Asa Sul – DF
Site: www.fernandoduarte.bsb.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado