Menu
Concursos & Carreiras

O que é ter inglês avançado?

Jornal de Brasília

06/11/2018 18h01

Atualizada 07/11/2018 15h28

Para quem vai começar a estudar inglês ou pretende recomeçar após já ter passado por alguma escola de idiomas, pode ser uma tarefa difícil saber ao certo qual o seu nível. Determinar o grau de conhecimento do idioma é algo subjetivo e está ligado à bagagem adquirida e não ao tempo que se dedicou ao estudo da língua inglesa.   

É preciso ter cuidado ao afirmar, especialmente no universo corporativo, que possui nível avançado de inglês. Se essa informação consta em seu currículo, por exemplo, em uma entrevista de emprego, o recrutador pode se sentir à vontade para iniciar um diálogo em inglês sem aviso prévio. Caso a afirmação não corresponda à realidade, além do constrangimento, as chances de perder a oportunidade de trabalho são grandes.

Para que não haja dúvidas, confira algumas dicas para entender o que é preciso para ter o inglês considerado avançado:

Como saber se meu inglês é avançado?

De forma geral, o falante de inglês avançado é capaz de compreender com facilidade quase tudo o que ouve ou lê e consegue se expressar com espontaneidade. Em relação à gramática, é necessário conhecer bem as conjugações verbais e verbos irregulares. Mas de forma específica, para considerar que o falante tem nível avançado no inglês é preciso que apresente habilidades em três principais campos:  

Fala

O falante em nível avançado deve ter habilidade para utilizar frases complexas, que proporcionem bom entendimento. Deve possuir um repertório extenso em termos de vocabulário e utilizar o inglês de forma extremamente correta e clara.
Nesse estágio, a conversa é não é robótica, como pode acontecer nos níveis anteriores, o que é percebido pela  entonação e pronúncia, que possuem fluidez. O hábito de pausar a fala para “procurar as palavras”, como fazem os falantes iniciantes e de nível intermediário, não existe mais.

Em resumo, quem possui inglês avançado consegue utilizar o idioma de forma eficaz em conversações nos meios social, acadêmico e profissional, tratando de temas complexos de forma articulada.

Leitura e escrita

Comparados à conversação, a leitura é considerada uma habilidade menos complexa. Quem está no nível avançado deve ser capaz de compreender de forma ampla textos longos e exigentes, reconhecendo, inclusive, significados implícitos e figuras de linguagem como a ironia. Nesse nível, o falante de inglês como segunda língua consegue ler livros, revistas e sites de notícias sem dificuldades.

No caso da escrita, assim como na comunicação verbal, o falante avançado deve se expressar por meio da escrita de forma estruturada, não só apresentado bom domínio de gramática e ortografia, mas também da pontuação.

Se você ainda não está certo sobre o  nível do seu inglês, a dica é fazer um teste de nivelamento online. A escola de idiomas CCAA dispõe da ferramenta que permite testar os conhecimentos em inglês de forma rápida e gratuita. Assim, é mais fácil descobrir qual o curso ideal para seu perfil.    

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado