Menu
Concursos & Carreiras

MRE abre concurso com 30 vagas para diplomata

Arquivo Geral

14/06/2017 19h49

Foto: Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou, nesta quarta-feira (14), o edital do concurso do Instituto Rio Branco para a carreira de diplomata. Serão preenchidas 30 vagas, sendo seis destinadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

A carreira apresenta salário de R$ 16.935,40 e tem lotação inicial em Brasília/DF. Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior em qualquer área emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Será possível se inscrever para o concurso de diplomata do MRE entre às 10h de 23 de junho até as 18h de 10 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia. A taxa custa R$ 225.

Sobre as provas do concurso do MRE para diplomata

A seleção do concurso para diplomata do MRE envolverá três fases. Na primeira delas, em 13 de agosto, os candidatos farão prova objetiva com 73 questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

A segunda etapa compreenderá provas escrita de língua portuguesa e língua inglesa, em 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente.

Já na terceira e última fase do concurso do MRE, os concorrentes serão submetidos a provas escritas abordando história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. As avaliações ocorrerão entre 6 e 8 de outubro.

A prova da primeira etapa será realizada em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

O resultado está previsto para ser divulgado em 18 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, em Brasília.

Concurso MRE: atribuições do diplomata

Os diplomatas desempenham atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado