Menu
Concursos & Carreiras

Instituto Rio Branco: último dia para 30 vagas

Arquivo Geral

20/06/2016 20h33

Reprodução/Internet

O Instituto Rio Branco (ou Ministério das Relações Exteriores – MRE) encerra, nesta segunda-feira (20), o prazo das inscrições do concurso público com 30 vagas para admissão à carreira de diplomata. Do total de oportunidades, duas são reservadas para pessoas com deficiência e seis para candidatos negros.

Para concorrer às ofertas é necessário ter diploma de graduação de nível superior emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Os aprovados no processo seletivo ingressarão na classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) com remuneração de R$ 15.005,26.

De acordo com o edital do concurso do Instituto Rio Branco, os futuros servidores serão responsáveis por atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Como participar do concurso para Diplomata

Os interessados em participar do concurso promovido pelo Instituto Rio Branco deverão se cadastrar pelo site do Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia), organizador da seleção.

As inscrições só serão efetivadas após o pagamento da taxa no valor de R$ 225, que deve ser realizado até o dia 6 de julho.

O edital do concurso para a carreira de diploma prevê que o processo seletivo será composto por três fases de avaliação. A primeira delas será realizada nas capitais de todos os 26 Estados do país e no Distrito Federal no dia 24 de julho em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 10h, com duração de 2 horas e 30 minutos; e o segundo, iniciando-se às 15h, com duração de 3 horas e 30 minutos.

O exame objetivo será composto por 73 questões do tipo certo ou errado sobre língua portuguesa (14), língua inglesa (13), história do Brasil (6), história mundial (11), política internacional (12), geografia (5), noções de economia (6) e noções de direito e direito internacional público (6).

A segunda fase será aplicada no dia 17 de setembro e consistirá em uma avaliação escrita de língua portuguesa. Nessa etapa os candidatos terão que fazer uma redação sobre tema geral com no mínimo 600 e no máximo 650 palavras; e dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos.

Já a terceira fase do certame acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro e terá provas escritas de língua inglesa, história do brasil, política internacional e geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, além de teste objetivo de língua espanhola e língua francesa.

A segunda e a terceira fases do processo seletivo serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira etapa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado