Exército abrirá diversos concursos públicos até julho

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Foto: Divulgação

O Exército Brasileiro divulgou os seus concursos públicos que serão lançados entre abril e julho. A expectativa é que durante esse período sejam publicados oito editais.

As seleções confirmadas são as seguintes: EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), EsSA – Combatentes/Aviação (Escola de Sargento das Armas), EsSLog (Escola de Sargentos de Logística), EsSLog – Saúde e Músico, EsFCEx (Escola de Formação Complementar do Exército), EsFCEx – Capelão, IME (Instituto Militar de Engenharia) e EsSEx (Escola de Saúde do Exército).

Pelo cronograma, em abril sairá o concurso EsPCEx; em maio, EsSA – Combatentes/Aviação, EsSLog e EsSLog – Saúde e Músico; em junho, EsFCEx, EsFCEx – Capelão e IME; e em julho, o da EsSEx.

Requisitos dos concursos do Exército

Para participar da seleção da EsPCEx será necessário possuir ensino médio completo ou estar cursando tal nível, além de ter nascido entre 1° de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2001. As oportunidades serão para ambos os sexos.

O processo seletivo da EsSA Combatentes/Aviação se destinará aos homens nascidos entre 1° de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 2001 e que tenham o nível médio completo ou cursando o último ano.

No EsSLog as exigências serão as seguintes: ensino médio ou estar cursando o 3º ano do mesmo nível; e ter nascido entre 1° de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 2001. Ambos os sexos serão aceitos.

Para ingressar na EsSLog – Saúde e Músico, o candidato deverá possuir nível médio completo, curso técnico em enfermagem ou ser músico e ter nascido entre 1° de janeiro de 1992 e 31 de dezembro de 2001. Será permitida a participação de homens e mulheres.

A seleção da EsFCEx permitirá o ingresso de homens e mulheres nascidos a partir de 1º de janeiro de 1982 e que possuam formação superior em áreas específicas.

Homens interessados no concurso EsFCEx – Capelão deverão atender aos requisitos a seguir: ter nascido entre 1° de janeiro de 1978 e 31 de dezembro de 1988; curso superior em teologia; e ser sacerdote católico ou pastor evangélico.

No IME, poderão participar pessoas de ambos os sexos, que completaram o ensino médio e tenham nascido no período de 1° de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2001.

Por fim, a EsSEx selecionará concursandos com formação superior em medicina, farmácia ou odontologia e cujo nascimento tenha ocorrido a partir de 1° de janeiro de 1982.

Mais detalhes dos concursos do Exército

O número de vagas que serão contempladas não foi revelado, mas levando em consideração aos anos anteriores, deve somar mais de 1.000 oportunidades.

As provas costumam ser sempre parecidas e uma dica é conferir os conteúdos programáticos dos concursos anteriores. Fora os testes objetivos, os processos seletivos costumam apresentar comprovação de requisitos, inspeção de saúde, aptidão física e/ou exame de habilitação musical.

FONTEJC Concursos
COMPARTILHAR