Siga o Jornal de Brasília

Concursos & Carreiras

Como se preparar para concursos em outros estados?

Em um país onde o desemprego predomina e atinge quase 14 milhões de pessoas, conseguir uma vaga em qualquer área no mercado de trabalho tornou-se motivo de insônia. Neste cenário, os concursos públicos têm se tornado a saída mais palpável para a grande maioria que procura estabilidade profissional. Viajar para fazer provas em outro estado, por exemplo, tornou-se rotina comum entre os concursandos, que além de ampliar as chances do candidato ser aprovado, garante uma maior experiência.

O professor de direito constitucional, João Trindade, do IMP Concursos, preparou algumas dicas para os candidatos que prestarão os certames em outra região, principalmente, no concurso do Detran de São Paulo, que está entre os mais disputados atualmente. O certame que oferecerá 400 vagas já teve o edital publicado. Remuneração de R$ 1.863 a R$ 4.657,00.

Estudar online

O primeiro passo para se preparar para um concurso de outro estado é conhecer a realidade do local, nem que seja pela internet, pesquisar um pouco sobre isso, até para saber se a pessoa se adaptará a região, caso seja aprovado. É preciso também procurar um curso direcionado sobre aquele certame, principalmente em se tratando de concursos estaduais, que tem algumas peculiaridades que precisam ser percebidos.

Segundo Trindade, a estratégia geral para se preparar para um concurso a distância é o estudo online, considerado o método mais vantajoso em relação aos concursos de outros estados. De acordo com o professor, muitas vezes, o curso presencial não existe por falta de quórum. “O candidato pode ter essa preparação de onde estiver sem precisar gastar muito dinheiro, até porque o estudo online é, significativamente, mais barato”, explica.

Mas João Trindade ressalta, estudar online requer disciplina para que o concursando tenha êxito. Uma das formas é preparar um planejamento com horários que devem incluir, não só o tempo para o candidato estudar o material, mas também um horário fixo para ele assistir as aulas. “Se o aluno obedecer essas regras, ele terá uma meta de quantas aulas assistirá por dia e saberá se está indo bem ou não durante a sua preparação”, conclui Trindade.

Outra dica importante para quem for participar do certame, além de estudar toda a matéria do edital, é conhecer, primeiramente, a realidade do outro Estado, pesquisando informações sobre moradia, cultura, entre outros detalhes do dia a dia. Afinal depois de aprovado, a pessoa precisará morar no Estado em que for aprovado.
Gostou das dicas, então confira abaixo os certames para outros estados:

Lista de concursos abertos em outros Estados

CONCURSO DETRAN-SP
Vagas: 400
Mais informações: Aqui
AGEPEN-GO
Edital Publicado
Vagas: 500
Mais informações: Aqui

TJMG
Edital Publicado
Vagas: 96
Mais informações: Aqui

PCRJ
Edital previsto para ser publicado até Julho
Vagas: 96
Mais informações: Aqui

PMPR
Edital publicado
Vagas: 2.400
Mais informações: Aqui

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
  • CHARGE DO DIA

Mais lidas