Menu
Concursos & Carreiras

Aulão gratuito de Língua Portuguesa para a Terracap

Arquivo Geral

11/05/2017 10h31

Reprodução

As provas para o nível médio do concurso da Terracap serão aplicadas no próximo domingo, 14 de maio, e para ajudar os candidatos nessa reta final, o professor de Língua Portuguesa e especialista em concursos públicos, Fabrício Dutra, vai realizar um aulão gratuito, de revisão geral, na sexta-feira (12/05), às 19 horas, ao vivo. Os interessados podem fazer a inscrição aqui.

Segundo o professor, devem ser aplicadas na prova 10 questões de Língua Portuguesa, e o candidato precisa ficar atento ao emprego e função dos pronomes (pessoais e relativos), o fenômeno da crase, concordância verbal (reconhecimento do sujeito) e nominal, pontuação e análise sintática dos períodos simples e composto. Ele lembra ainda que o Institudo Quadrix, banca responsável pelo certame, costuma cobrar reconhecimento de erros acerca do emprego de pontuação. Além disso, ele explica que a banca dá preferência a questões de Gramática (principalmente foca o assunto sintaxe da Língua Portuguesa), e geralmente aplica poucas questões de interpretação.

Para finalizar, o especialista dá uma dica: “Candidato, não se esqueça dos casos em que não se pode usar vírgula: entre sujeito e verbo, independentemente de a frase estar na ordem direta; entre verbo e complemento, na ordem direta; entre o nome e os seus complementos. Cuidado com a inversão da ordem: ela pode provocar algum caso de vírgula obrigatória, por exemplo, quando o adjunto adverbial – de longa extensão – aparece deslocado.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado