Menu
Brasília

Após pedido de Celina Leão, edital do concurso para os Bombeiros será retificado

Colaborador JBr

28/07/2016 19h19

Assessoria Celina Leão

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

A polêmica em torno da exigência do exame papanicolau – teste ginecológico feito em mulheres como prevenção ao câncer do colo do útero – para as candidatas que tem o interesse em ingressar na carreira do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, movimentou a Câmara Legislativa. Na tarde desta quinta-feira (28), a presidente da casa, deputada Celina Leão (PPS), se reuniu com o comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves para solicitar a retirada do item do edital.

“A exigência é um retrocesso na política de gênero sobre as mulheres e fere todas as conquistas que elas tiveram no processo constitucional. Como mulher, não podia me calar”, afirmou a deputada.

A decisão do pedido foi tomada após uma reunião com os deputados da casa. “Tivemos uma reunião mais cedo e fizemos o encaminhamento. Sabemos que a Câmara tem o poder de suspender um edital, caso ele apresente alguma irregularidade e fomos até o comandante para entregar o ofício em que pedíamos a reparação”, disse Celina.

O Corpo de Bombeiros acatou o pedido e de acordo com a deputada, nesta sexta-feira (29) será publicada no Diário Oficial, a retificação do texto.”Ficamos bastante satisfeitos com a postural da Corporação. Agradecemos e parabenizamos a atitude do coronel Hamilton”, ressaltou Celina.

Assessoria Celina Leão

Assessoria Celina Leão

Certame

Conforme o Jornal de Brasília divulgou, o edital do concurso da corporação foi lançado no início de julho. São 779 vagas distribuídas em oficiais combatentes; oficiais médicos; oficiais cirurgiões-dentistas; oficiais do quadro complementar; combatentes; motoristas de viaturas; mecânicos de veículos e mecânicos de aeronaves.

De acordo com o edital, “a candidata que possuir hímen íntegro” está dispensada de apresentar o exame desde que homologue atestado médico comprovando a virgindade, com assinatura, carimbo e CRM do médico ginecologista.

Justificativas

Não foi a primeira vez que exigências de exames ginecológicos em concursos militares causam polêmicas. Em nota, o Corpo de Bombeiros disse que “a apresentação de exames e realização de testes físicos se justifica pela necessidade dos candidatos gozarem de boa saúde para o exercício da função bombeiro-militar”. O documento destaca que “o exame papanicolau trata-se de um exame preventivo indicado para mulheres no período compreendido entre o início da vida sexual/fértil ao início da menopausa. A não apresentação do referido exame, no contexto das exigências do certame, será suprida pela apresentação do exame que atesta a virgindade da candidata. Sobre o exame de próstata, informamos que se trata de um exame preventivo indicado aos homens a partir dos 40 anos de idade, idade superior ao limite de idade para ingresso nos Quadros da Corporação. Vale ressaltar que são exigidos outros exames aos candidatos, objetivando atestar a sua boa condição de saúde”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado