AGU: novo pedido de concurso é para 1.310 vagas

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Foto: Divulgação/AGU

A Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no último dia 23 de fevereiro, solicitação para que seja autorizada a realização de novo concurso público do órgão. O pedido já tramita internamente na pasta, onde já foi distribuído por vários departamentos para análise.

Em reunião realizada no último dia 6 de março, na sede da AGU, com representantes sindicais, a secretária-geral de administração do órgão, Maria Aparecida Araújo de Siqueira, confirmou o envio da solicitação, que se destina ao preenchimento de nada menos do que 1.310 vagas, sendo 728 para cargos com exigência de ensino médio e 582 para carreiras com necessidade de nível superior. De acordo com a secretária-geral, o pedido encaminhado ao MPOG apresenta um estudo detalhado, apresentando as condições de trabalho, diante da urgente necessidade de pessoal. A distribuição das vagas pelos cargos, com respectivos salários e exigências, ainda será anunciada pelo órgão.

Publicidade

A solicitação do concurso já passou, no dia 23 de fevereiro, pela Coordenação de Documentação e Informação, assessoria técnica administrativa e secretaria executiva do MPOG, sendo encaminhada, já no dia seguinte, para o gabinete da secretaria geral do MPOG, de onde foi distribuída para a Coordenação Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas, onde se encontra atualmente.

Último Concurso

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

O Órgão

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

FONTEJC Concursos

Cadastre-se para receber as notícias do Jornal de Brasília.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA