BRASÍLIA - Terça

19ºMIN29ºMAX

BRASÍLIA - Quarta

17ºMIN34ºMAX

BRASÍLIA - Quinta

20ºMIN32ºMAX

BRASÍLIA - Sexta

19ºMIN29ºMAX

BRASÍLIA - Sábado

16ºMIN27ºMAX

Do Alto da TorreEduardo Brito

Publicação: Segunda-feira, 29/09/2014
A+ A-

Nem todos irão mesmo para a Rede

Quase todos os candidatos brasilienses que se davam como comprometidos a migrar para a Rede Sustentabilidade, caso eleitos, dão agora sinais de recuo. Isso vale para dois dentre três aspirantes a uma cadeira de deputado federal e para três de quatro candidatos a distrital. Sua posição está vinculada a uma incerteza criada pela própria Marina Silva (foto), figura maior da Rede, após assumir a candidatura presidencial. 

 

 

Mudanças no quadro partidário

Tanto no caso da presidenciável quanto nos demais candidatos parte-se do reconhecimento de que o quadro partidário mudou após a morte do ex-governador Eduardo Campos e mudará muito mais caso Marina seja eleita. Ela precisará de uma base partidária ampla para governar e uma troca de filiação poderá complicar esse processo. Só depois de uma avaliação firme da composição do novo Congresso que sairá das urnas será possível tomar uma decisão. Marina Silva tem dito a interlocutores mais próximos que não migrará necessariamente para a Rede, caso seja criada.

 

 

Não tem volta

Os organizadores da Rede, entre os quais está um candidato a deputado federal pelo DF, dizem que o esforço pela Rede não tem volta. O partido sairá do papel e contará, no mínimo, com a simpatia de Marina. No máximo, com a filiação da presidente da República. Mas isso dependera, além do resultado da eleição, com a negociação política para formar o governo ou, no caso de derrota, para organizar uma nova força de oposição.

 

 

Reação negativa do hospedeiro

Teme-se ainda uma reação negativa do partido hospedeiro — pelo qual o marinista se eleger — ou do próprio eleitorado. Até o deputado José Antônio Reguffe, muito ligado a Marina e participante dos esforços pela Rede, tem dito que poderá ficar no PDT caso se eleja senador. No Distrito Federal, há partidários da Rede entre candidatdos do PSB e do PV, além do PDT.

 

 

Pronta lista da OAB para o Tribunal de Justiça

A OAB do Distrito Federal fechou, após  escolha por meio de votação direta, a lista dos candidatos à vaga do Quinto Constitucional – mecanismo que confere 20% das vagas nos tribunais a advogados e promotores. Na relação de 12 nomes para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, duas mulheres ocupam as primeiras posições, Roberta Zanatta e Eliene Bastos. O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, elogiou os candidatos, ressaltando que “a postura republicana dos postulantes à vaga representa um sinal de que a disputa democrática pode ser feita em patamares elevados e a consulta pública se tornar uma prática corriqueira e efetiva”.

 

Patente é trunfo

Levantamento feito por uma associação de policiais militares mostrou que, entre os candidatos a distrital, 18 usaram as patentes nos nomes que irão para a urna. São três coroneis, quatro majores, dois capitães, um tenente, dois cabos e cinco sargentos. Além de quatro bombeiros. Um dos capitães é Bruno, aquele do spray de pimenta. 

 

 

Só três delegados

Já na Polícia Civil, embora muitos candidatos invistam em sua profissão, poucos usam o cargo. Só três delegados usaram o nome de urna — entre eles não está Doutor Michel, que disputa a reeleição. Só um se declara agente. 

 

táfalado


Alguns falam que os senadores estão ausentes. Eles não estão ausentes, mas estão presentíssimos nas diferentes campanhas. Tenho comparecido ao Congresso porque não sou candidato. Posso me dar ao direito e à obrigação também  de estar aqui, mas os outros são candidatos e têm que estar realmente nos seus Estados. O Senado está funcionando plenamente, cada senador no seu Estado. 

 

Cristovam Buarque, senador pelo PDT-DF

 

 

Serviços.

Assinatura

Tenha seu jornal sempre na mão

Confira nossa Edição Digital

Classificados

Encontre o que você procura

Empregos

Temos um trabalho para você

Hoje temos 319 vagas disponíveis