Do Alto da TorreEduardo Brito

Publicação: Segunda-feira, 02/03/2015
A+ A-

Vem aí o carnê da multa de trânsito

 

A ideia é da presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão. Ela quer permitir que as multas de trânsito sejam parceladas. Até em doze meses. E bastará o pagamento da primeira prestação para que o motorista receba o certificado de registro e licenciamento do veículo. Celina argumenta que a população já encontra muita dificuldade para arcar com a alta carga tributária e que o parcelamento pode até aumentar a proporção de multas efetivamente pagas. 

 

Pode até aumentar a arrecadação 

 

Pelas contas de Celina, como muita gente deixa de pagar a multa simplesmente por não ter como honrar o pagamento de uma só vez, ao se parcelar, haveria mais condições de se fazer frente à despesa.

 

Projeto do IPTU pode vir ainda neste semestre

 

Caso o governo opte pelo reenvio à Câmara Legislativa do projeto que eleva as alíquotas do IPTU, em vez de apenas reajustar os valores venais dos imóveis, deverá despachar o texto ainda neste semestre. O governador Rodrigo Rollemberg não quer um confronto a curto prazo com os distritais que resistem a aumentar o tributo e lembra que tem todo o tempo pela frente, pois o aumento só valeria mesmo para 2016. No entanto, é intenção da área técnica do governo ter as coordenadas definidas antes da apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Traduzindo: o projeto não irá a curto prazo para a Câmara, mas, se for, estará lá dentro de três meses.

 

Defensores públicos instalados

 

Começa a funcionar hoje o posto de atendimento da Defensoria Pública na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Localizado na Praça do Servidor, e já com direito a placa na porta, o núcleo atenderá o público — estará aberto a todo mundo, inclusive a quem procurar os distritais — no horário de funcionamento da Casa. 

 

Algo mudou 

 

E ainda tem gente dizendo que nada muda no PV do Distrito Federal. Seu presidente regional, o ex-secretário Eduardo Brandão, deixou crescer uma barba escura.

 

Limpezas das águas

 

A distrital Luzia de Paula quer instituir um certo Dia de Limpeza das Nascentes, dos Rios, dos Ribeirões, dos Córregos, dos Lagos e Lagoas no Distrito Federal. Seria comemorado a 22 de março. Como perguntar não ofende, parece bem melhor que todos os dias do ano, e não um,  fossem dedicados a manter limpos as nascentes, os rios e tudo o mais. Se sujarem, também todos os dias seriam de limpeza. 

 

Novo skatista no Eixão 

 

 

 

O senador Cristovam Buarque aproveitou o Chefs nos Eixos, ontem, para estrear uma nova habilidade, a prática do skate. Não estava, digamos, tão à vontade quanto na tribuna. Equilibrou-se, balançou, reequilibrou-se, quase caiu, mas saiu inteiro da experiência. Diz que tentará de novo. A conferir.

 

Índios de verdade e de araque

 

O distrital Rodrigo Delmasso quer dar prioridade à recepção de crianças indígenas na Rede Pública de Ensino e Creches do Distrito Federal. Só não diz se a medida vale só  para os índios de verdade ou se atinge também os índios do Noroeste.

 

Plebiscitos brasilienses

 

O distrital Ricardo Vale quer facilitar a organização de plebiscitos no Distrito Federal. Será prerrogativa da Câmara Legislativa. O plebiscito coincidiria com as eleições nacionais ou eventualmente com as eleições municipais, quando o Distrito Federal, por enquanto, não vota. Vale quer também que, com 1% de assinaturas de eleitores, já se possa convocar uma CPI ou apresentar um projeto. Dá menos de 20 mil assinaturas. 

 
 
Tá falado

 
"O governador poderia ter evitado todo o desgaste decorrente do “pacote da maldade” se tivesse nos ouvido ao invés de ficar contestando os números do SIGGO, em uma clara tentativa de transferir responsabilidades e aumentar a arrecadação tributária via aumento de impostos, punindo a população", Chico Leite, deputado distrital pelo PT
 
 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Serviços.

Assinatura

Tenha seu jornal sempre na mão

Confira nossa Edição Digital

Classificados

Encontre o que você procura

Empregos

Temos um trabalho para você

Hoje temos vagas disponíveis