Menu
Viva

Máscaras africanas pelo olhar de Kristof Degrauwe

Arquivo Geral

14/03/2015 10h01

A Aliança Francesa de Brasília recebe, de 17 de março a 30 de abril, como parte da 18ª Semana da Francofonia, a exposição do fotógrafo belga Kristof Degrauwe.  A mostra “A Máscara Oculta” (The Hidden Mask)  foi criada em Lubumbashi (República Democrática do Congo), entre 1999 e 2000, com base na vasta coleção de máscaras “escondidas” nas lojas do museu etnográfico de lá. São 30 fotos (40 x 50 cm) interpretadas pelo olhar do fotógrafo e de uma forma muito intuitiva, a partir da própria máscara, ignorando o seu significado exato.

“Quando vi pela primeira vez essas máscaras no Museu Nacional de Lubumbashi, soube imediatamente que mais cedo ou mais tarde iria fazer algo com elas. Ao começar a trabalhar lá, não sabia muito sobre o significado preciso delas, mas o conservador me revelou suas origens. Não pedi muitas informações porque queria utilizar minha intuição nesse trabalho”, comenta o fotógrafo. 

Degrawe mergulhou em uma longa jornada, que durou um ano, nesse mundo de magia e mistério da psicologia africana. “Realmente não imagino as máscaras como objetos etnológicos, mas como ‘intermediários’ para um mundo que vai além da nossa abordagem analítica ocidental. Por vezes, me surpreendi sobre aquela criatura que apareceu de repente na frente de minha câmera, algo entre o humano e o animal, algo fantasmagórico ou vindo do espaço sideral! Usando a linguagem da fotografia contemporânea, tive o privilégio de desvendar esse tesouro escondido, de um museu esquecido no extremo Sul do Congo”. 

Trajetória – Kristof Degrauwe é um nômade moderno de nacionalidade belga, que vem trabalhando também no âmbito diplomático. Viveu no Cairo, Kuwait, Lubumbashi (República Democrática do Congo), Lagos e Abuja. Atualmente vive em Bruxelas, Bélgica. Música, línguas, fotografia e design sempre foram suas referências. Desde 1993 vem trabalhando intensamente em preto e branco em séries fotográficas. Já expôs em vários países, incluindo Bélgica, Kuwait, República Democrática do Congo e Nigéria.

Serviço:

Exposição de fotos

Título:  A Máscara Oculta (The Hidden Mask)

Abertura: 17 março, às 20h

Visitação: 17 de março a 30 de abril, das 10h às 19h

Local: Espaço Cultural Ernesto Silva – Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado