Menu
Entretenimento

Veja cinco oficinas gratuitas no Mercado Sul, em Taguatinga

Arquivo Geral

31/08/2018 8h45

Divulgação

Interessados em participar dos cursos de construção de instrumentos de papel, de teatro e circo, samba do recôncavo baiano, cavaquinho e de capoeira, já podem se inscrever no projeto Arte e Cultura Vive. A iniciativa integra as ações da ocupação Mercado Sul Vive e oferece 176 vagas, distribuídas em cinco oficinas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas pelo telefone 99329-3508 ou presencialmente.

O projeto foi idealizado pelo artista Cid Aroeira e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “É uma oportunidade de agregar conhecimento, desenvolver a arte e cultura a popular, além de manter viva a ocupação do Mercado Sul”, destaca Aroeira.

As aulas começam neste sábado e ocorrem até 1º de dezembro, no Mercado Sul, em Taguatinga. Elas são destinadas a crianças, jovens e adultos. Não há pré-requisitos. São 40 vagas para a oficina de construção de instrumentos musicais de papel, 40 para Samba de Roda do Recôncavo Baiano, 40 para Capoeira e 40 para Teatro e Circo. Já o curso de Cavaquinho disponibilizará 16 vagas. Ao final dos trabalhos, será apresentado um espetáculo junto com os professores, na Feira do Guará.

Unindo consciência ambiental e música, o artista Juraci Moura vai ministrar a oficina de construção de instrumentos musicais. Há sete anos, ele desenvolve a tecnologia para confeccionar instrumentos de percussão com papel de saco de cimento, papelão e cola. Ao longo das aulas, será possível aprender a fazer atabaques, pandeiros, zabumbas, surdos, Cajon, entre outros instrumentos, de forma ecologicamente correta.

No curso samba do recôncavo baiano, serão abordadas técnicas de percussão. As aulas ficarão a cargo de Cid Aroeira, contramestre de capoeira, cantador, percussionista e guardião da cultura popular. Ele é natural de Cachoeira, cidade no interior da Bahia, e vai trazer o melhor do Samba da região do recôncavo.

Ainda no ritmo da música, o maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília e diretor do Projeto Waldir Azevedo, Dudu Oliveira, vai ministrar aulas do instrumento. O mímico e educador Abder Paz será responsável pela oficina de Teatro e Circo. Já as aulas de capoeira ficarão a cargo do mestre Fred Cachorrão, do Grupo Raça.

Arte e Cultura Vive – Oficinas Culturais Gratuitas
Quando: A partir de 1º de setembro.
Inscrições pelo telefone 99329-3508 ou presencialmente, enquanto houver vaga.
Mais informações: [email protected]
Total de vagas: 176
Onde: Mercado Sul – QSB 12/13, Taguatinga Sul | Inscrições: Bloco b, loja 12.

Horários:
Cavaquinho – segunda, das 14h30 às 17h30
Teatro e Circo – quarta e sexta, das 15h às 17h
Samba de roda – quarta 20h e sábado 16h
Confecção de instrumentos – terça e quinta, das 14h às 16h
Capoeira – segunda e sexta, às 20h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado