Menu
Entretenimento

Última semana para conferir a mostra Geração Beat no CCBB Brasília

Arquivo Geral

26/07/2016 21h04

On The Road/ Reprodução

A maneira transgressora como os autores associados à Geração Beat encaravam o mundo, questionando e rompendo com valores estabelecidos na sociedade americana entre os anos 1940 e 1960, está refletida em sua produção literária, de obras inovadoras tanto na linguagem quanto no conteúdo, que influenciaram incontáveis leitores e tantos outros artistas das mais diversas áreas, deixando um influente legado para as manifestações da contracultura que viriam posteriormente. Décadas depois, poesia e prosa de autores como Allen Ginsberg, William S. Burroughs, Jack Kerouac e Gregory Corso ainda reverberam em corações e mentes pelo mundo.

Entre 11 de julho e 1º de agosto, a mostra cinematográfica Geração Beat ocupa o cinema do CCBB Brasília para mostrar, em curtas, médias e longas-metragens, como a revolução estética e comportamental operada por esses escritores foi traduzida pela sétima arte. Serão exibidos 34 filmes, boa parte inédita no Brasil. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).

Na programação estão adaptações de alguns dos principais títulos da Beat Generation, documentários sobre obras e autores, além de filmes cujo enredo dialoga diretamente com essa literatura – que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1940 e destacou-se pela escrita coloquial, repleta de gírias e neologismos, escrita espontânea e visceral, e por apresentar personagens marginais como protagonistas (andarilhos, garotas de programa, viciados, etc.) – eles, sim, um retrato autêntico do país.

Desafiando o status quo e o american way of life em pleno macarthismo com um coquetel de álcool, sexo livre, jazz e barbitúricos, os beats pregavam uma nova maneira – menos materialista e mais espiritualizada – de enxergar a vida e a sociedade.

Na mostra, que conta com curadoria da produtora de cinema Roberta Sauerbronn, poderão ser conferidos desde documentários inéditos no Brasil, como Com amor, Carolyn (2011) e American road (2013), até as versões cinematográficas dos clássicos Almoço nu (Mistérios e paixões, de 1991, assinado por David Cronenberg) e On the road (Na estrada, de 2012, dirigido por Walter Salles). Também na programação estão curiosidades como o clássico sueco Häxan – A feitiçaria através dos tempos (filme de 1922 que, relançado em 1968, ganhou pitoresca narração de William Burroughs) e uma seleção de curtas pouco conhecidos do premiado diretor Gus Van Sant, cineasta cuja filmografia está repleta de anti-heróis beat.

A programação contará, em 13 de julho, com uma master class sobre os principais nomes da Beat Generation ministrada por Claudio Willer, poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulistano responsável pela tradução para o português de livros de, entre outros, Lautréamont, Antonin Artaud e dos beats Allen Ginsberg e Jack Kerouac.

Uma apresentação do Centro Cultural Banco do Brasil, via Lei Rouanet, com patrocínio exclusivo do Banco do Brasil, a mostra Geração Beat é coordenada e produzida em parceria pela Saraguina Filmes e pela Jurubeba Produções.

Produtora audiovisual e de projetos desde 2008, a Saraguina Filmes realiza filmes, programas de TV, mostras de cinema, projetos integrados para internet e desenvolve modelos de distribuição de conteúdo audiovisual. A Jurubeba Produções idealiza, produz e administra projetos culturais desde 2007, como festivais de cinema, espetáculos teatrais, de dança e filmes.

Programação

27 de julho (quarta-feira)
19h: Os beatniks (Heart beat) (110 min)
21h: Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (70 min)

28 de julho (quinta-feira)
19h: Drugstore cowboy (102 min)
21h: Os subterrâneos da noite (The subterraneans) (89 min)

29 de julho (sexta-feira)
19h: Häxan -A feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)
21h: Garota existencialista (Beat girl) (89 min)

30 de julho (sábado)
16h: Chappaqua – Almas entorpecidas (Chappaqua) (82 min)
19h: Häxan – a feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)

31 de julho (domingo)
16h: Mistérios e paixões (Naked lunch) (115 min)
19h: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)

1º de agosto (segunda-feira)
18h: Na estrada (On the road) (137 min) (* com legendagem descritiva)
20h30: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado