Menu
Entretenimento

Programação de mostra dedicada a Grande Otelo inclui 29 filmes e debates

Arquivo Geral

23/05/2017 7h00

Ícaro Andrade
[email protected]

Ele brilhou no Cinema Novo em Macunaíma, no cinema marginal ganhou ares de estrela em O Rei do Baralho e, em seu currículo, coleciona mais de 50 anos de carreira e 100 produções. O eterno Grande Otelo é homenageado pelo seu centenário, completado em 2016, na mostra O Maior Ator do Brasil, que traz um recorte de 29 de seus principais trabalhos no cinema e na TV. As exibições começam amanhã no Cine Cultura.

“A mostra é uma retrospectiva que reúne os principais trabalhos do Otelo e resgata a importância dele para o cinema, o teatro e a televisão brasileira. Tentamos trazer também um pouco da essência deste grande artista e sua significância para os dias de hoje. Ele foi um divisor de águas para que mais artistas negros adentrassem o mercado das artes”, diz Breno Lira Gomes, curador da mostra, ao lado de João Monteiro.

Segundo Breno, a história de vida artística de Otelo será resgatada desde os primeiros trabalhos do ator, quando começou nos estúdios da produtora Cinédia com as comédias Onde Estás Felicidade?, Samba em Berlim e o drama Romance Proibido; seguindo até as últimas atuações do artista, nas décadas de 1980 e 1990, com os clássicos Nem Tudo é Verdade e É Tudo Brasil.

“Poder resgatar isso é gratificante, pois as pessoas precisam saber da importância desse artista para a nossa cultura e até para nossas vidas. Ele traz uma essência de herói pelo que passou e enfrentou na vida. Os fãs vão poder matar a saudade de relíquias que estavam guardadas e agora estão dispostas para deleite do público”, explica o curador.

Atividades paralelas

Grande Otelo faleceu em 1993, durante um voo a caminho de Paris, onde iria receber um prêmio. O ator vinha de uma passagem pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde fora homenageado.

A mostra, que já passou pelo Rio e São Paulo, traz além dos filmes, diversas atividades paralelas, dentre elas Master Class, Aula no cinema (três sessões exclusivas e fechadas para alunos do ensino médio das escolas públicas) e sessões com audiodescrição.

Nesta sexta, às 18h, acontece debate abordando a carreira de Otelo e a história do cinema brasileiro. Vão estar presentes Mario Prata, um dos filhos de Grande Otelo, o curador Breno Lira Gomes e o jornalista e pesquisador Sérgio Moriconi, como mediador. O encontro é no Auditório Dois Candangos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A entrada para o debate é franca.

Serviço

Grande Otelo – De amanhã a 4 de junho. No Cine Cultura do Liberty Mall (Setor Comercial Norte). Programação completa em facebook.com/omaioratordobrasil. Ingressos: R$ 10. Informações: [email protected]. Classificação indicativa varia de acordo com o filme.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado