Menu
Entretenimento

Porão do Rock chega à 20ª edição com 30 atrações e 12 horas de programação intensa

Arquivo Geral

24/11/2017 7h00

Mineiros da banda Sepultura se apresentam no palco Brasília Capital do Rock, a partir das 20h55. Foto: Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

Considerada a capital brasileira do rock, Brasília se prepara para sediar a 20ª edição do Porão do Rock. Serão 12 horas de muita música com 30 atrações, entre bandas nacionais e do Distrito Federal, distribuídas em três palcos. O festival acontece amanhã, a partir das 15h, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental).

Desde 1998, o Porão reuniu mais de 1,1 milhão de pessoas para assistir a shows de 443 bandas e artistas diferentes. Só da cena local, 229 grupos já tiveram a oportunidade de se apresentar no festival, e outros 17 estados brasileiros foram representados por 179 artistas. Além disso, 35 nomes internacionais de oito países diferentes já marcaram presença no tradicional festival.

Show da cantora carioca Elza Soares está marcado para as 20h, no palco Budweiser. Foto: Divulgação

Show da cantora carioca Elza Soares está marcado para as 20h, no palco Budweiser. Foto: Divulgação

Este ano, a programação do evento conta com a cantora Elza Soares, Alf Sá, Black Alien e as bandas Sepultura, Baiana System, Ego Kill Talent, Braza, além dos brasilienses da Dona Cislene e da Alarmes. Também sobem ao palco seis atrações do DF classificadas nas seletivas do festival: Maria Sabina & a Pêia, Lupa, Mofo, Agressivo Pau Pôdi, O Tarot e Eufohria.

No total, 14 bandas da cena local dividem espaço com atrações já consagradas do rock nacional. Jovens talentos e bandas alternativas de vários estados do País se juntam, promovendo uma interação entre as personalidades da música brasileira com muita troca de experiência.

Depois de tocar no Rock In Rio deste ano e em festivais como Lollapalooza, Planeta Atlântida e Maximus, ao longo de seus quatro anos de carreira, a banda Ego Kill Talent aterrissa no Porão pela primeira vez. “A experiência do Rock in Rio foi incrível. A gente foi super bem recebido e vimos o público cantando as músicas do início ao fim. Foi demais”, declara Theo, guitarrista e baixista do grupo. Ele divide o palco com o vocalista Jonathan Corrêa, Raphael Miranda e Estevam Romera, que se revezam entre baixo e guitarra, e o baterista Jean Dolabella.

Para o show de amanhã, a expectativa é a mesma. “Achamos o Porão do Rock demais. É uma referência de festival de rock no País”, afirma Theo. “A atmosfera de ter tanta gente reunida pela música é muito legal. Festivais como este sempre têm uma troca de energia muito grande entre público e bandas. Não vemos a hora de subir no palco”, completa.

Pratas da casa

Um dos representantes do Distrito Federal é a banda Eufohria, formada por cinco amigos: José Karnikowski (voz), Bruno Santa Rita e Bernardo Paniago (guitarras), Pedro Ferreira (baixo) e Rafael Durand (bateria). O grupo começou a tocar rock alternativo em 2011 e vem lançando singles desde 2014. Em setembro deste ano, nasceu o primeiro disco autoral, Nômade.

Animado com a oportunidade de se apresentar no festival, Bruno promete muita entrega. “Estamos preparando um show mais pesado, cheio de energia, para bater cabeça e puxar roda punk”, conta o guitarrista, adiantando que o show contará com algumas surpresas.

A brasiliense Maria Sabina & a Pêia apresentará músicas do EP Tempo Arruaceiro, lançado em março deste ano, além de músicas novas. A vocalista Maria Sabina é a única voz feminina a representar o DF este ano. “(Isso) é reflexo das dificuldades que as mulheres encontram para se inserir em qualquer espaço, seja no mundo artístico, seja na política ou no mercado de trabalho”, opina. “Espero representar dignamente as mulheres que lutam todos os dias para alcançarem seus sonhos”, finaliza a artista.

Serviço

Porão do Rock

  • Amanhã, a partir das 15h. No estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Os ingressos da pista custam R$ 20 mais 1kg de alimento imperecível (menos sal e fubá). Informações e programação completa no site poraodorock.com.br. Evento não recomendado para menores de 16 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado