Menu
Entretenimento

PICNIK completa 7 anos com edição no CCBB; CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

Redação Jornal de Brasília

15/04/2019 11h44

PicNik no Parque da Cidade

Mais que um evento o PicNik é uma experiência completa para toda a família. Quem participou das edições anteriores seja no Parque, na Concha ou na Torre, vivenciou Brasília de uma forma totalmente diferente, com muita arte e cultura. Desta vez o encontro acontece no gramado do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – no fim de semana em que a capital completa 59 anos. Sábado (20) e Domingo (21) das 12h às 22h serão mais de 50 atividades com entrada franca.

Já se foram 33 edições levando ao público criatividade, inovação, empreendedorismo, gastronomia, bem estar, música e atividades diversas. Neste edição as novidades são o 1º Campeonato Brasiliense de Surf Pororoca Style, o The Flash Day Tattoo, as apresentações do Movimento Internacional de Dança (MID) e o Espaço Indígena. Na gastronomia o destaque é o projeto Panelas de Casa, reunião de chefs de seis restaurantes renomados da capital com diferentes culinárias, além de mais de 15 opções de barraquinhas e foodtrucks.

PicNik promove bons encontros e integração com a natureza

Fortalecendo a economia local e o conceito “compre de quem faz”, o evento sempre conta com o famoso mercadinho alternativo, recheado de opções originais e regionais. Lá você vai encontrar artesanato, moda, fotografias, peças de decoração e design, além de novidades criativas. Também vão rolar o sacolão com venda e troca de fotografias e exibição de filmes no Cine Net e na Mostra do Filme Livre. Esta edição celebra o ‘Dia Mundial da Criatividade’ com a Ossobuco no dia 21. Separe sua canga, as comidinhas, aquele sorriso largo e se jogue no gramado do CCBB com o PICNIK.

Confira como foi a última edição do evento:

Programação Picnik
*Aniversário de 7 anos + Aniversário 59 anos de Brasília*
Centro Cultural Banco do Brasil – 20 e 21 de abril de 2019

?  Mercadinho Arte, Moda E Design
Mais de 80 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos etc, mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga!

?  THE FLASH DAY TATTOO [novidade!]
Encontro com tatuadores destaques no país, disponibilizando ao público um vasto menu de opções pré-definidas, os chamados “flashs”, para garantir um atendimento rápido e menos custoso!
Nessa primeira parceria com o PicniK, tem alguns nomes importantes confirmados, como Ka Libre (DF), Luciana Gomes (DF), Rafo Castro (RJ), André Costa (SP), Dan Demétrius (GO), Natasha Freitas (GO) e Paula Dame des Chats (GO).

? PRAÇA de ALIMENTAÇÃO
Chefs renomados, jovens talentos e os foodtrucks destaques da cidade comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense.

? ÁREA VEGANA
Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável e equilibrada. Pavilhão organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal.

? 1º CAMPEONATO BRASILIENSE DE SURF POROROCA STYLE* [novidade!]
Muito estilo, irreverência e diversão em uma ode sonora dedicada a surf music. Na programação, trios destaques da cena nacional apresentando pela 1a vez na cidade shows de discos recém lançados, temperados por apresentações de calibre internacional!

Gabriel Thomas Trio
The Mings (HOL) https://www.youtube.com/watch?v=XSsOe0BCVK4
Dead Elvis & His One Man Grave (US)
Beach Combers (RJ)
Os Gatunos (DF)
Hipbone Slim One Man Band (IRL)
The Raulis (PE) https://www.youtube.com/watch?v=HVYuYTWJWck
Wood Surfers (PR)
Time Bomb Girls (SP)
Light Strucks (MG)

Nos intervalos, antes e depois das bandas trilha por conta dos DJs Ogunda-O (residente) e Marky Wildstone (SP).

? DISTRITO CULTURAL
Programa televisivo da Rede Globo Brasília voltado a promoção de projetos alternativos locais. Por conta do aniversário da cidade, acontecerá pela segunda vez ao vivo de dentro do PicniK, sendo transmitido por completo entre 14h e 15h no sábado. Nele, bate-papos, performances com figuras candangas marcantes, além da participação da banda SCALENE (https://www.facebook.com/bandascalene/).

? MID – Movimento Internacional de Dança* [Novidade!]
Integrando a programação do MID (Movimento Internacional de Dança) 2019, que segue até o dia 05 de maio, ocorrerão performances em palco aberto, das 14h as 20h, nos dois dias de evento, de integrantes de tradicional encontro de dança candango.

Hábraços, Guerreiras, Espaço de Trás, Recortes de um Corpo Mambembe, Resiliência, Vulcânicas e DiFilms Ballydance são algumas das apresentações que prometem encher os olhos do público no PicniK. No domingo, às 11h tem Tel Quel no teatro e de 15h às 18h ocorrerá a final da batalha de breaking dance no vão central do CCBB.

Mais de 80 expositores com artesanato, moda, artigos criativos e muitos mimos

? LOUNGE* powered by Claro música
Trilha sonora inusitada e divertida comandada por DJs destaques na cena festeira alternativa candanga.
Sábado 20/04: DJs Tonny Rocks, Rami Live, Guto Fernandez (ESP), Tartamudo Live, Lethal, Coletivo Primitivas e amigos, das 12h às 22h.
Domingo 21/04: DJs Freeky, Savana, Joapa (SP), Maiê, Lariss, _L^ Live, SCLRN Live e amigos, das 12h às 22h.

? IGLU DE TROCAS CCBB*
Um freezer vertical, que não funciona como tal, mas como um armário para guarda de objetos. Os usuários interessados podem depositar objetos usados e em bom estado de uso, e trocar por algum outro objeto de seu interesse. Essas trocas deverão ser registradas num formulário que fica junto ao iglu.

? CINE NET AO AR LIVRE [novidade!]
Um cinema ao ar livre para chamar de seu? Com 1 sessão por dia, sempre as 18h30, aproveita o mote do aniversário de Brasília para exibir o aclamado documentário Brasília: Life After Design, do diretor canadense Bart Simpson. Trailer: https://vimeo.com/213265915

? CINEMA – MOSTRA DO FILME LIVRE CCBB*
A maior mostra de cinema brasileiro também está na programação. Focada na missão de ser o melhor e mais completo painel da atual produção audiovisual independente nacional a Mostra do Filme Livre, nascida no CCBB em 2002, desde então exibe curtas, médias e longas de todos os gêneros e formatos, promovendo também diversos debates sobre nosso cinema livre. A programação do final de semana tem mostra para crianças e filmes do festival.

? EXPOSIÇÃO 50 ANOS DE REALISMO CCBB*
A exposição “50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual” tem curadoria de Tereza de Arruda e apresenta cerca de 90 obras das últimas cinco décadas, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas, de 30 artistas internacionais e brasileiros, e faz um recorte inédito da realidade na arte. Será o último final de semana para poder conferir o projeto.

No sábado às 12h e às 18h e no domingo às 12h e às 16h o público poderá participar da visita mediada a exposição. A visita mediada em libras ocorre no sábado, às 16h. Os grupos são formados 15 minutos antes do horário da visita próximos ao totem de retirada de ingressos e as vagas são limitadas.

? EXPOSIÇÃO NATUREZA INVENTADA CCBB*
O foco fica nas obras de Carlos Vergara, um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, que ocupa os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil com esculturas em aço corten de tamanhos variados, algumas com alturas de até 2,5m. A curadoria é de Felipe Scovino e conta com obras das séries “Bodoquena” e “Natureza Inventada”, que refletem a proximidade plástica e conceitual das suas pinturas com o tridimensional do artista.

Gastronomia candanga, nacional e internacional recheiam o evento

? SACOLÃO – VENDA E TROCA DE FOTOGRAFIAS [novidade!]
Trata-se de uma feira livre de impressões fotográficas em suportes e formatos múltiplos: zine, fotolivro, cartaz, postal, papel de algodão, colagem, tecido, entre outros. O objetivo central é dar visibilidade a artistas locais cujas obras de fotografia exploram linguagens experimentais e suportes diversificados. O nome do evento remete aos preços acessíveis praticados pelos expositores e à informalidade da proposta de venda e troca.

O evento é realizado desde 2014 pela editora brasiliense independente Savant, sem fundo de apoio ou patrocínio. O Sacolão só é possível graças ao apoio de todas as partes envolvidas no projeto, desde a produção até a divulgação. Tanto os artistas convidados quanto os expositores espontâneos participam de forma inteiramente gratuita.

Para o aniversário de Brasília, foi convocado um grupo diversificado de fotógrafos da cidade. Quem quiser levar suas fotos impressas poderá trocar as imagens com outros visitantes na área do evento. Caso você tenha qualquer dúvida, envie um e-mail para [email protected]

? MADEIRA, POEIRA E CONCRETO* instalação por Leandro Honda [novidade!]
Natural de São Paulo e Brasiliense por opção, Leandro Mello é um dos precursores do graffiti em Brasília. O artista multimídia exibe uma coleção de telas pintadas a partir de stencils e serigrafia, que homenageiam os candangos responsáveis por levantar a capital no meio do Planalto Central na década de 1950.

? INCONSCIENTE HÍBRIDO* instalação por Carlos Café
Alfredão, o boneco que habita a W3 sul, comanda a instalação, fruto das experiências e reflexões recentes do artista náufrago. Uma oferenda composta de gente plástica, baldes receptáculo, almofadas e vídeos é ligada por fios narrativos ao universo mítico deste experiente e inovador arquiteto.

? ACERVO PICNIK* instalação por Beatriz Chaves
Uma ação contínua que aproxima o festival das artes plásticas e promove produções e artistas contemporâneos. O Acervo Picnik seleciona, a cada edição, pelo menos 2 trabalhos artísticos para integrar o projeto.

Os artistas selecionados têm uma ajuda de custo e as suas obras serão impressas em fine art e expostas regularmente nas edições do evento. A ideia é criar um parque artístico itinerante, assim como o festival, dando prioridade a novos talentos brasilienses. As impressões terão o tamanho final de 63x45cm e serão feitas em Canvas à prova d’água.

Tynkato já se apresentou no palco do PicNik

? OSSOBUCO VISITA*
Ideias inspiradoras apresentadas de forma rápida e objetiva, sempre com holofote em personagens candangos. No PicniK, aproveita para receber o Dia Mundial da Criatividade (https://www.worldcreativityday.com/brazil), promovido pela ONU de forma colaborativa e que acontece em 53 cidades do Brasil e do mundo.

Sábado 20/04:
Oficina Mais Tutano: 16h às 18h
Um jeito Ossobuco de contar sua história
Domingo 21/04:
Ossobuco Dia Mundial da Criatividade: 16h às 18h

? JOGA BRASILIA*
Diversão inteligente com jogos de tabuleiros, cartas, miniaturas e RPGs.

? PROGRAMA CCBB EDUCATIVO*
Integrado à agenda do Centros Culturais Banco do Brasil (www.ccbbeducativo.com), tem o intuito de oferecer as jovens famílias ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Partilha o conhecimento através de atividades com diversos formatos e destina-se a todos os públicos.

Para o fim de semana do Picnik foi preparada a atividade “Trocação de histórias – Colagem Sonora” em que as crianças serão levadas a perceber os sons que estão ao seu redor e compor uma colagem. A atividade ocorrerá das 10h às 12h e das 14h às 16h, na sala do programa educativo.

? ESPAÇO KIDS

Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, estaremos oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho (e você!) tenha uma experiência incrível!

E mais: brinquedos infláveis, pula-pula e perna-de-pau.

? ESPAÇO MARANDUBINHA*

Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas e bebês dentro do PicniK, mediação de Adriana Bertolucci.
14h, 15h e 16h: roda de leitura para crianças

? ESPAÇO MINI-ARENA*
Espaço mambembe do PicniK, que leva ao público peças de teatro, circenses e de comédia.
Sábado 20/04:
14h às 18h Vivência em perna de pau
15h Tudo se encaixa, por Lumineiro Salve Salve
17h Batuclownda, por Palhaço Biruleibe
Domingo 21/04:
14h às 18h Vivência em perna de pau
15h Batuclownda, por Palhaço Biruleibe
17h Tudo se encaixa, por Lumineiro Salve Salve

Diversão garantida para toda a família

? ESPAÇO ZEN*
Oxigênio para sua existência! Momento de se reconectar com sua essência e com os outros! Obs: Vagas limitadas para as atividades com bambu. Inscrição gratuita através do número (61) 98221-2260 (Luciana Sousa).
Sábado 20/04:
Movimento Integral Bambu
13h Bambudo, por Alger Carriconde
14h Bambu – movimento orgânico, por Marilyn Mel
15h Bambudo, por Alger Carriconde
16h Bambu – Vivência em família, por Marilyn Mel
16h30 Hatha Yoga por Luisa Lobo(CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva)
17h30 Benefícios da Aromaterapia, por Fernanda Palmerston (Deva Gita)
Domingo 21/04:
14h30 Yoga para Crianças, por Mel Baracho
15h30 Danças Circulares, por Luciana Maria e Érica Bogéa
16h30 Yoga por Luciana Sousa
17h30 TANTRA, muito prazer. Bate papo e experiência tântrica com Gurutama e convidados – ATMAN Consciência e Tantra

? ÁREA DE CURA
Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas! Receptivo por Luciana Sousa com as atividades tarot, massagem, acupuntura, dentre outras.
Sábado 20/04:
Acupuntura, por Igor Soares
Aromaterapia, por Fernanda Palmerston (Deva Gita)
Calatonia, por Grace Castro e Anderson Rocha
Shiatsu e Tarot Terapêutico, por Rose Carmo
Thethahealing, por Sharia
Domingo 21/04:
Acupuntura, por Igor Soares
Aromaterapia, por Fernanda Palmerston (Deva Gita)
Calatonia, por Grace Castro e Anderson Rocha
Massagem Sensitiva, por ATMAN Consciência e Tantra
Thethahealing, por Sharia

? ESPAÇO INDÍGENA NO PICNIK* [novidade!]
Todo dia é dia de índio? Aproveitando o mês que celebra os povos indígenas nacionais, e o acontecimento do tradicional Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, esse será um ponto de contato do público PicniK com nossa cultura nativa: artesanato, pintura de jenipapo, cantos e danças, meditação dão o tom deste intercâmbio que promete ser riquíssimo.

E ainda, contará com o lançamento do livro de colorir para crianças de todas as idades “O Sopro da Vida” de Putakaryy Kakykary.

12h Contação de histórias e brincadeiras indígenas
15h Roda de conversa: nossa história, luta indígena, cosmovisão e medicina
16h Oficina de pintura corporal com jenipapo
18h Rezas e espiritualidade

Uma experiência completa com arte, comidinhas, bem estar e várias atrações

? ESPAÇO ACESSIBILIDADE*
Teremos logo na entrada principal do evento um receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora: serão disponibilizados facilitadores e visitas guiadas pelo evento.

? ESPAÇO PET* [novidade]
Promoverá a doação de pet’s e também receptivo para quem for com seu cachorrinho ao CCBB.

? REST MY BIKE*
Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção. Nessa edição teremos uma novidade: veio de magrela e guardou ela conosco, ganha um Suco do Bem!

? CIDADES LIXO ZERO
Com intuito de levar o tema lixo, resíduos e meio-ambiente para o foco principal das atenções, o PicniK mantém parceria com o Instituto Lixo Zero, promovendo uma série de ações para disseminar futuro mais consciente e equilibrado junto ao público.

? ESPAÇO CIRCULAR* por Projeto Compostar | powered by CIDADES LIXO ZERO
Espaço conduzido pelo Projeto Compostar onde é possível tirar dúvidas sobre o que é e como fazer compostagem. Dá também para aprender sobre o plantio de mudas com adubos vindos diretos da compostagem e ainda levar para casa uma mudinha de planta para alegrar sua casa.

? ECOPONTO LABORATÓRIOS EXAME* | powered by CIDADES LIXO ZERO
Água de graça no PicniK? Sim para quem tem consciência ambiental! Parceria com os Laboratórios Exame garantindo continuidade da ação.

O ECOPONTO, local onde o público poderá aprender um pouquinho sobre o seu descarte no evento. Quem fizer um lanche ou bebeu algo, ao se dirigir a um desses pontos, poderá fazer a separação do seu “lixo” com auxílio dos agentes ambientais… Bônus ao fazer entrega: uma água! Aproveite, estoque limitado.

? ACONTECE PICNIK*
Encontro voltado para capacitação dos agentes que fazem parte da rede de economia criativa local. Será realizado no dia 10 de abril de 2019 ás 19h no Nube Hub (910/710s – galeria inferior – sala 28), em parceria com o SEBRAE-DF.

Os temas abordados serão: Como atender uma pessoa com Deficiência Visual, por Deusdete (AADV – Associação de Amigos do Deficiente Visual) e como organizar seus produtos para vender mais em feiras e eventos, por Pollyanna Silva (SEBRAE/DF). Vagas limitadas, inscrições pelo [email protected]

*Atividades gratuitas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado