Menu
Entretenimento

PicniK ocupa, mais uma vez, área das fontes da Torre de TV

Arquivo Geral

04/12/2017 12h01

Tomás Faquini/Divulgação

Fiel à essência de manter-se sempre em movimento, o PicniK ocupa mais uma vez a área das fontes da Torre de TV. Após uma experiência mágica em junho – quando foi realizado o PicniK Festival –, o evento gratuito, em sua última edição de 2017, em 9 de dezembro, convida o público a resignificar este cartão postal brasiliense por meio de um passeio que promete encontros inesperados, presentinhos de natal e lembranças para a vida toda.

O já clássico Mercadinho Alternativo é uma ótima opção para quem deseja comprar presentes originais. Muitos dos produtos encontrados são peças únicas, feitas à mão, e todos são produzidos por empreendedores locais que participam, com muito orgulho, do desenvolvimento de uma autêntica estética candanga. São talentos das áreas de artes plásticas, moda, fotografia, decoração, design, artesanato e gastronomia que, antes de mais nada, cativam pela beleza e criatividade, num festival de diversidades impossível de encontrar nos shoppings centers da capital brasileira. Além desta plataforma criativa, a programação traz um diversificado menu com apresentações musicais, atividades para crianças, áreas de bem-estar e palestras.

Pelo palco Mini-Festival Quadrado Mágico passam atrações que navegam pelas sonoridades do indie rock, garage, shoegaze e psicodelia, caso do grupo capixaba My Magical Glowing Lens e dos convidados dos Estados Unidos: Holy Wave, Night Beats, Winter e Summer Twins. A eles juntam as pratas da casa Vintage Vantage, com rock instrumental, e Ops, veterano DJ brasiliense em novo projeto solo como cantor e compositor. Completam a programação, com música tradicional indiana, o grupo ISKCON Hare Krishna e o duo de sitar e tabla formado por André Luiz Oliveira e Mahavna. A pista de dança, por sua vez, fica sob comando dos DJs TRAXX e CREW.ZA. E por falar em música, o Espaço Semânticas promove um encontro para debater a protagonismo feminino na cena indie.

A novidade da edição é a Feirinha Mística: um reforço de peso para promover o autoconhecimento por meio do contato com oráculos e ciências esotéricas. Nela, profissionais renomados apresentam diversas técnicas que abordam cosmovisões milenares, oferecendo um mergulho nada trivial para colaborar com o desenvolvimento interpessoal. Astrologia, numerologia, cartas ciganas ou tarô desbravam a dimensão do continuum espaço-tempo, onde presente, passado e futuro são sentidos como um único plano.

Paralelo a isso, na Tenda Zen, atividades em grupo promovem o equilíbrio da tríade corpo-mente-alma, numa gostosa tarde de integração aberta ao público, com a participação de especialistas para conduzir jornadas teórico-vivenciais com o objetivo de promover o bem-estar e o autoconhecimento.

Realizado desde 2012, o PicniK tornou-se um dos mais queridos eventos de Brasília por conta de sua proposta agregadora e democrática. Gratuito e itinerante, o projeto privilegia a ocupação de áreas públicas muitas vezes desconhecidos pelos moradores da cidade, como o Calçadão da Asa Norte e a Praça dos Cristais. Ao longo de sua trajetória, o evento contou com a participação de mais 2 mil empreendedores criativos, gerou mais de 5 mil empregos e soma mais de 300 horas de programação, com um público circulante estimado em mais de 300 mil pessoas. Além disso, recebeu dezenas de artistas, bandas e DJs, brasileiros e estrangeiros, posicionando Brasília como um forte polo de cultura alternativa no país.

PROGRAMAÇÃO:

MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN

Compras de Natal? Aqui você encontra mais de 150 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos etc. mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga!

PRAÇA de ALIMENTAÇÃO

Na hora que a fome apertar… Chefs renomados e jovens talentos comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense.

ÁREA VEGANA

Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável. Pavilhão organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal.

ESPAÇO SEMÂNTICAS*

Discussões e novas ideias a respeito de temas que passam por grandes evoluções na atualidade.

15h: O protagonismo feminino e outros baratos na cena indie, com Samira (Winter – US), Gabi Deputski (My Magical Glowing Lens – ES), Mari Perrelli (5uinto – DF), Fernanda (Lucy and The Popsonics – DF), Sara (Oxy – DF). Mediação de Márcia Witczak (Rede Globo Brasília) e Maíra Valério (Noisey).

ESPAÇO KIDS

Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil estará oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho (e você!) tenha uma experiência incrível! E mais: brinquedos infláveis, pula-pula, autorama, kart off road etc. espalhados pelo evento.

ESPAÇO MARANDUBINHA*

Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas dentro do PicniK, mediação de Adriana Bertolucci.

13h e 17h: roda de leitura para crianças

14h e 15h: roda de leitura especial bebês

16h: roda de conversa entre mães

ESPAÇO MINI-ARENA*

15h e 17h: Espetáculo e performance por Cia. da Sorte, com o Fusca mais alegre do planalto central.

FEIRINHA MÍSTICA [novidade!]

Tradições holísticas a favor do autoconhecimento.

– Mapa astral, por Julia Hormann

– Astrologia Védica, por Swati

– Oráculos, por Tânia Hormann

– Números e cartas, por Ribeiro

– Baralho cigano, por Morgana Castro

– Pedras ciganas, por Júlio de Oxossi

– Búzios, por Júnior Alagbe

ESPAÇO ZEN*

Oxigênio para sua existência!

15h: Conectar para comunicar, por Instituto de Comunicação Não-Violenta do Brasil

16h: Encontro dos sagrados: o feminino e o masculino em equilíbrio, dentro e fora, fora e dentro, por Franco César Bernardes (Diamante Bruto) e Simone Fleury

17h: Somos todos um, por Ruth Scaff (UNIPAZ)

18h: Wing Chu, por Filippe Ximenes (Centro de Estudos Budistas Bodisatva)

19h: Yoga integrativa, por Elton (Shakti)

20h: Mantras e práticas com ISKCON Associação Hare Krishna DF

Atividades paralelas:

19h15: Performance dança, por Foco Cia. de Dança – Avesso (Palco principal)

22h30: fechamento zen do festival – meditação coletiva por Centro de Estudos Budistas Bodisatva (palco principal)

ÁREA DE CURA

Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas.

– Massagem, por Stefani Pedrosa

– Reiki, por Daphne Kipman/SAV

– Sahaja Yoga

– Antroposifia

PALCO MINI-FESTIVAL QUADRADO MÁGICO*
Um mergulho divertido e inusitado num oceano musical indie e psych de proporções transcendentais, promovido por um novo selo candango fascinado por miscigenações pós-tropicalistas frutos de complôs soviéticos perdidos por um céu arrebatador.

Holy Wave (US) holywave.bandcamp.com

Night Beats (US) nightbeats.bandcamp.com

Winter (US) samirawinter.bandcamp.com

Ops (DF) soundcloud.com/ops_music

My Magical Glowing Lens (ES) my-magical-glowing-lens.bandcamp.com

Summer Twins (US) summertwins.bandcamp.com

Vintage Vantage (DF) vintagevantage.bandcamp.com/releases

ISKCON Hare Krishna (DF) www.facebook.com/iskcondistritofederal

André Luiz Oliveira [sitar] e Mahavna [tabla] (DF)

CLARO MÚSICA NO PICNIK!*

A pista de dança desta edição ficará sob a responsabilidade dos coletivos TRAXX e CREW.ZA, proporcionando uma viagem descompromissada e alegre que vai dos batuques afros ao techno.

ESPAÇO VERDEJANDO*

Promovido pela Rede Globo, será a base para o público ter contato com ações socioambientais dentro do PicniK. Desta vez, serão distribuídas mudas medicinais (em parceria com a Novacap). Em parceria com a Horta Linda e a Novacap, serão realizados workshops sobre hortas verticais e cultivo de plantas medicinais.

ESPAÇO ACESSIBILIDADE*

Teremos logo na entrada do evento um receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora: serão disponibilizadas facilitadores e visitas guiadas pelo evento. Atividade organizada em parceria com a ONG Cão Guia para Cegos DF.

REST MY BIKE*

Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção.

OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO DE TENIS*

Oficina organizada pela ultra-candanga Muv Shoes. É gratuita, porém com as vagas limitadas para 20 pessoas. Para participar basta se inscrever no link muvshoes.com.br/workshoppicnik e aguardar o sorteio que será realizado no dia 08/12.

ACONTECE PICNIK*

Encontro voltado para a capacitação dos agentes que fazem parte da rede de economia criativa local. Será realizado antes do evento, na quinta 30/11, entre 19h e 22h. Desta vez, o tema será “Marketing digital: por onde começar?”, oferecido por Francisco Jardim, que há 14 anos trabalha no mercado de comunicação em grandes agências de publicidade e na Rede Globo. Vagas limitadas, inscrições pelo e-mail: [email protected]

* Atividades gratuitas

PicniK

Arte – Moda – Música – Dia – Bazar – Festa – Sorrisos – Comidinhas – De graça

9 de dezembro de 2017 (sábado), das 13h às 22h, na Torre de TV (Praça das Fontes), Brasília-DF. Acesso gratuito. Classificação indicativa livre.

Para participar como expositor: picnik.art.br/expositor

Para participar das atividades: [email protected]

Informações: www.facebook.com/PicnikNoCalcadao

Telefone: (61) 9 9823-7007

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado