Menu
Entretenimento

O lamento pela morte e o legado de Aretha Franklin

Arquivo Geral

17/08/2018 19h20

Referência no meio artístico e musical, a rainha do soul, Aretha Franklin morreu vítima de câncer no pâncreas. Com 76 anos e considerada uma das maiores vozes da história da música, a Diva deixou uma legião de fãs  nessa quinta-feira (16).

Nomes da música internacional, como  Paul McCartney, Elton Joh e Adele fizeram homenagens para Aretha. “Não me lembro de um dia em minha vida sem a voz de Aretha Franklin e sua música enchendo o meu coração com tanta alegria e tristeza. Meu coração está partido com a sua morte. Que mulher. Obrigada por tudo”, afirmou Adele em uma rede social.

 

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos ( EUA), também se pronunciou.

“Mulher maravilhosa com um presente de Deus: A voz.”

 

Aretha era uma força da natureza. A voz de enorme tessitura era capaz de alcançar agudos extremos, e ao mesmo tempo flutuar com segurança nos registros graves, sem contar o vibrato característico que acrescenta refinadas pitadas de balanço em seu jeito único de cantar. Aretha flutua entre as notas, ora retardando, ora acelerando em momentos inesperados. Mas o que a tornou a Rainha do Soul, uma das grandes divas da música do século, sem dúvida é o modo como transplantou a matriz “gospel” a outros gêneros populares, como o jazz, o blues, o pop.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado