Menu
Entretenimento

Nordeste Candango leva arte e cultura para Santa Maria e Recanto das Emas

Redação Jornal de Brasília

12/04/2019 15h30

Lília Diniz / Foto: Núbia Verônica

Os ritmos da cultura popular nordestina tomam o Distrito Federal  neste mês de aniversário. Depois de São Sebastião, chegou a vez das regiões administrativas de Santa Maria e Recanto das Emas receberem atrações nos próximos finais de semana. O cronograma do Nordeste Candango começou no dia 7 e continua até o dia 28.

Os locais escolhidos foram as feiras que reúnem grande número de pessoas e são referência da cultura e culinária nordestina. Forró, repente, poesias e peças com mamulengos compõem as atividades oferecidas. A poetisa Lilia Diniz, o grupo Mamulengo Fuzuê, os repentistas Chico de Assis e João Santana e o pessoal da banda Paraibola são as atrações do evento.

PROGRAMAÇÃO

14/04 – Feira permanente de Recanto das Emas
10h, Grupo de Teatro Mamulengo Presepada
10h40, Repentistas Chico de Assis e João Santana
11h10, Forró Paraibola

28/04 – Feira permanente de Santa Maria
10h, Poesia Matuta com Lilia Diniz
10h40, Repentistas Chico de Assis e João Santana
11h10, Forró Paraibola – Encerramento

Conheça os artistas:

Lília Diniz
Poeta e atriz brasileira, formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Gestão Cultural. É a autora de Babaçu, Cedro e outras poéticas em Tramas, Miolo de pote da cacimba de beber, Sertanejares, Ao que Vai Chegar, Mula sem Cabeça e Mundo de Mundim. Membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras do Brasil Seccional – DF.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=s2ccSLx8B5E

Mamulengo Fuzuê
É brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O parto do grupo aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Era ano de 2007, quando o brincante Thiago Francisco criou o Fuzuê ao ser iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras).

Chico de Assis e João Santana
A dupla de repentistas, com 16 anos de atuação coleciona 2 CDs, “Repente na Capital” e “Cantando as Coisas da Vida”, une a poesia do repente, os ritmos do coco, xote e xaxado, os acordes do forró e a dolência da canção em uma abordagem eclética de temas; Representou o Repente brasileiro no “XX Festival de Romerías de Mayo” em Holguín, Cuba (2013), onde realizou diversas apresentações e palestras; Recebeu o prêmio de melhor dupla na modalidade Desafio na 2ª Edição do Festival Nacional de Viola – Voa Viola, em 2012, entre violeiros de vários estilos e regiões do País, ocasião em que também foi classificada em 3º Lugar geral por júri popular, entre outros.

Paraibola
O forró do grupo é mais antigo que Aborto Elétrico, apesar de ter gravado o primeiro disco apenas em 1998. A proposta do grupo é mostrar a música nordestina para o brasiliense, o xote, o baião, o xaxado, o maxixe, o maracatu e o xerém e ao mesmo tempo criar um repertório que batizaram de Forró Candango: o ritmo nordestino falando de Brasília.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado